Cézanne – OS JOGADORES DE CARTAS (II)

Autoria de LuDiasBH

OSJOCAR I

O pintor Paul Cézanne fez uma série de cinco quadros, todos com o mesmo nome – Os Jogadores de Carta – que retrata personagens sentados em volta de uma mesa, jogando cartas.

O quadro acima é a primeira pintura do ciclo. Uma cortina de cor amarela, puxando para o dourado, delimita a cena à direita. Cinco figuras humanas estão presentes no ambiente, onde paira um grande silêncio. Três homens estão assentados à mesa de madeira, concentrados no jogo, enquanto uma personagem feminina, assentada, e uma masculina, de pé, acompanham, imóveis, os lances dos jogadores. Três homens usam o mesmo tipo de chapéu, excetuando um dos jogadores, de frente para o observador, que tem a cabeça a descoberto.

Chama a atenção a ausência de um jogador, na parte frontal da mesa, que deveria estar ali, de costas para o observador. No lugar que deveria ser seu não existe uma cadeira, mas um cachimbo e algumas cartas. Ou ele se retirou do jogo, ou o pintor faz um convite ao observador, para que também faça parte da partida de cartas.

Ao fundo, na parede, estão dependurados quatro cachimbos e um quadro, do qual se vê apenas a metade. À esquerda está uma prateleira com um vaso em cima. Cézanne pintou outro quadro muito semelhante a este, mas onde não existe o quinto elemento – a mulher.

Os modelos são trabalhadores das terras de sua propriedade de Jas Bouffan, retratados nos momentos de folga.

Ficha técnica
Ano: c. 1890-1892
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 34 x 181,5 cm
Localização: Bernes Founddation, Bernes, EUA

Fontes de pesquisa
Cézanne/ Coleção Folha
Cézanne/ Abril Coleções
Cézanne/ Girassol
Cézanne/ Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *