Cézanne – RETRATO DE ACHILLE EMPERAIRE

Autoria de LuDiasBH

REAEMP

Sim, meu caro senhor, eu pinto como vejo, como sinto… e eu tenho sensações muito fortes. Os outros também sentem e veem como eu, mas não se atrevem … Eu me atrevo, senhor, atrevo-me… Tenho a coragem das minhas opiniões, e o último a rir é quem melhor ri! (Cézanne respondendo a um crítico)

O pintor Achille Emperaire, que sofria de nanismo, e era também corcunda, foi colega de Cézanne ainda na escola primária de Aix e seu condiscípulo no Atelier Suíço. Vivia em grandes dificuldades. Os dois tornaram-se grandes amigos, e, sem sombra de dúvida, foi essa a amizade mais verdadeira do pintor. Ao retratar Achille, Cézanne tinha como objetivo expor a obra no Salão de 1870. Contudo, a composição não foi aceita.

Cézanne retratou o amigo sem constrangimento, evidenciando seu defeito físico. Ele era assim, e era assim que deveria ser mostrado. Mas o júri entendeu que o quadro era grotesco, ao retratar o pintor mostrando sua deformidade física, ou seja, longe da perfeição anatômica exigida pelos cânones do academicismo.

Achille encontra-se de frente para o observador, sentado numa poltrona florida, diante de um fundo escuro, usando um casaco de azul intenso, um cachecol vermelho e calças alaranjadas, mostrando um olhar inteligente. Um banquinho serve de apoio para os pés do retratado, o que evidencia o seu pequeno tamanho. Ele não olha para o observador, mas concentra-se em algo à sua esquerda.

Na parte superior da tela, está uma frase, em letras de caráter tipográfico, que diz: “Achille Emperaire Pintor”. Alguns veem no quadro de Cézanne, Retrato de Achille Emperaire, certa parecência com Don Sebastián de Morra, de Velázquez, também numa posição frontal. E, com certeza, Cézanne tratou o amigo, ao retratá-lo, com o mesmo respeito que Velázquez dispensou aos anões, bufões e bobos da corte. Mas este quadro também foi recusado pelo Salão de Paris.

Ficha técnica
Ano: c. 1867-1870
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 200 x 122 cm
Localização: Musée d`Orsay, Paris, França

Fontes de pesquisa
Cézanne/ Coleção Folha
Cézanne/ Abril Coleções
Cézanne/ Taschen
Cézanne/ Girassol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *