Chagall – DEDICADO À MINHA NOIVA

Autoria de LuDiasBH

damino

A composição Dedicado à Minha Noiva é uma obra do pintor russo Marc Chagall, que a dedica a Bela Rosenfeld, sua futura esposa. A obra mostra a maturidade poética e estilística do pintor que, embora muito novo, estava à época com 24 anos de idade, já tinha um talento pleno. A pintura é um misto de sexualidade, agressividade e lirismo. É uma celebração das forças da natureza, exaltada em tons fortes.

O quadro mostra uma mulher escanchada em torno dos ombros de um homem, que se encontra no centro da composição. Ela cospe na cara de seu companheiro. Ele, por sua vez, tem a aparência de um touro. Usa a mão esquerda para apoiar a própria cabeça e a direita para segurar a perna da mulher. Apesar da visível cusparada, mostra-se calmo, sem nenhum instinto de defesa. O corpo da audaz dama ao circular o homem,  parte da direita para a esquerda, jogando as pernas sobre o corpo masculino, e trazendo a cabeça bem próxima a seu rosto, num contorcionismo de fazer inveja.

Em seu conteúdo simbólico, homem e animal tornam-se uno. Com sua atitude violenta, a mulher demonstra o seu poder sobre o homem, que desse não consegue se livrar, como demonstra seu comportamento passivo. E eu me pergunto se a simbologia presente na obra também não demonstra que, apesar da forte natureza animal presente no homem, a mulher não acaba sempre por domá-lo?

Esta obra de Chagall provocou muita polêmica por parte da crítica, sendo considerada pornográfica. O que lhe dava esse caráter insinuante era o fato de os motivos encontrarem-se em volta do centro, em vez de serem postados em uma direção definida.

Ficha técnica
Ano: 1911
Técnica: guache, óleo e aquarela sobre papel
Dimensões: 61 x 44,5 cm
Localização: Museu de Arte da Filadélfia, USA

Fontes de pesquisa
Marc Chagall/ Taschen
Gênios da Pintura/ Editora Abril Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *