Chagall – MINHA NOIVA COM LUVAS PRETAS

Autoria de LuDiasBH

minocolup

A composição Minha Noiva com Luvas Pretas é uma obra do pintor russo Marc Chagall, sendo este um de seus primeiros quadros. Nele é retratada Bela Rosenfeld, sua primeira mulher, que morreu após 30 anos de convivência com o artista, deixando-o abatido por um longo tempo.

Chagall ficou conhecendo Bela, quando ele tinha 22 anos de idade. Seis anos depois, eles se casaram. Do casamento nasceu a filha Ida. O artista retratou sua mulher (ainda noivos por ocasião deste retrato) em inúmeros trabalhos, mas este, tido cronologicamente como o primeiro, é o mais famoso.

No retrato de Bela Rosenfeld chamam a atenção seus traços fortes, sua postura com o rosto de perfil e o corpo de frente para o observador, as mãos enluvadas em torno da cintura e sua expressão firme. O fundo preto da composição, com uma ramagem à direita, põem em destaque o vestido branco e as luvas pretas da moça, dando-lhe um ar de intenso fervor religioso e firmeza de caráter. Bela encontra-se em frente a uma mesa coberta com um pano florido, tendo à sua esquerda um livro de capa escura, provavelmente de orações, acima do qual se vê a assinatura do pintor.

Ficha técnica
Ano: 1909
Técnica: óleo em tela
Dimensões: 88 x 65 cm
Localização: Museu de Arte, Basileia, Suíça

Fonte de pesquisa
Gênios da Pintura/ Editora Abril Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *