Chagall – O GALO

Autoria de LuDiasBH

ogalTodo o nosso mundo interior é realidade, porventura até mais real do que o próprio mundo visível. Se denominaros tudo aquilo que nos parece ilógico, como sendo fantasias ou histórias, com isso só provamos que não entendemos a natureza. (Chagall)

A composição O Galo  é uma obra do pintor russo Marc Chagall, que lança mão de conteúdos simbólicos, sempre presentes em seus trabalhos, para explicar o tema.

Uma jovem mulher encontra-se montada num grande galo. Ela enlaça seu pescoço com seus braços, enquanto une sua cabeça à do animal. A expressão contida na cara da ave é de incontida felicidade, enquanto as feições da moça exalam ternura.

Na linguagem metafórica de Chagall, o namorado da jovem é representado pelo galo. A profunda felicidade espiritual que emana do casal atinge dois enamorados num barco, ao fundo da composição, e outro diminuto, que se encontra abraçado, na altura do pé da jovem.

O céu e a água estão unificados, sem delimitação do horizonte. À direita, na parte superior da pintura,  galhos frondosos  descem acima do casal, como se acompanhasse a curvatura das costas da jovem enamorada,  formando um dossel.

Ficha técnica
Ano: 1929
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 81 x 65 cm
Localização: Museu Thyssen-Bornemisza, Madri, Espanha

Fonte de pesquisa
Marc Chagall/ Taschen

2 comentários sobre “Chagall – O GALO

  1. Mário Mendonça

    Prezada Lu Dias

    Nessa dança pelo prazer, os oposto inexistem!
    O que importa é a endorfina, relaxamento…

    Abração

    Mário Mendonça

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Mário

      Nada mesmo como um bom relaxamento, principalmente nos dias conturbados de hoje.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *