Chamberlain – PONTA DA ARMAÇÃO EM NITERÓI

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor, desenhista e militar inglês Henri Chamberlain (1796 – 1844) esteve no Brasil como oficial da Marinha britânica, onde pintou várias paisagens urbanas, importantes como registros daquela época. Chegou a publicar em seu país um sugestivo album de águas-tintas chamado “Vistas e Costumes do Rio de Janeiro”, que trazia 36 gravuras de bairros e paisagens da, na época, capital do Brasil.

A composição intitulada Ponta da Armação em Niterói é uma paisagem pintada pelo artista inglês. Faz parte do acervo do MASP desde 1950. Retrata Ponta de Armação, uma península situada na cidade fluminense de Niterói. O nome “armação” diz respeito à pesca, ou seja, tem a ver com o fato de “armar os barcos”. Esta península foi um importante baleeiro no litoral brasileiro, depois substituído pela indústria naval.

A paisagem apresenta a Ponta de Armação no início do século XIX. Trata-se de uma movimentada paisagem com diversas figuras humanas em terra e no mar. Muitas embarcações espalham-se pela água verde-esmeralda da pintura.

 Ficha técnica
Ano: 1819 – 1820
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 75 x 152 cm
Localização: Museu de Arte, São Paulo, Brasil

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *