Cimabue – SRa. DA SANTÍSSIMA TRINDADE

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Autoria de Lu Dias Carvalhosanta

A composição Senhora da Santíssima Trindade, também conhecida por Madona e o Menino em Majestade ou ainda A Madona e o Menino Entronizados, é uma obra monumental e complexa do pintor Cimabue que representa a maturidade do artista, mas de leitura muito simples. A representação da Virgem Maria sentada com o seu Menino no colo, ladeada por anjos, era um tema comuníssimo na arte gótica italiana. Tais pinturas tinham por objetivo levar os fieis à admiração e à meditação.

Este retábulo (escultura, entalhe ou obra de pintura, que adornava o altar de uma igreja, durante a Idade Média) representa o Menino Jesus, com a mãozinha direita erguida numa bênção, no colo de sua mãe, a Virgem Maria, e tendo oito graciosos anjos em volta de seu trono. Os anjos são extremamente simétricos. A exemplo dos ícones bizantinos, a Virgem Maria traz a cabeça coberta por um véu escuro. O fundo da obra em folha de ouro era uma característica da arte bizantina, quando se tratava de representar uma “Maestá”.

Embaixo, ao centro, encontram-se os profetas Abraão e Davi, antepassados de Cristo, com os profetas Jeremias e Isaías, de cada lado, que olham para a cena acima. A presença dos profetas indica que eles são os degraus que levam a Cristo e a Maria. A proporção humana dessas figuras é igualada à do observador. As bandeirolas são referências à virgindade de Maria e ao papel de Cristo como Salvador. A composição da imagem é bastante clara e simples e o desenho é preciso.

Os motivos individuais do quadro mostram detalhes da arte bizantina. As linhas finas de ouro na vestimenta da Virgem lembram o estilo rígido bizantino, embora a tentativa de Cimabue em botar as figuras num espaço tridimensional, prenunciem técnicas do Renascimento, que viriam mais de um século depois. O que nos mostra que, no período final da arte bizantina, o pintor rompeu com as regras rígidas daquela arte, em direção ao naturalismo. Para tanto, basta que observemos as expressões mais delicadas dos anjos, com seus gestos bem mais naturais do que os vistos na arte de Bizâncio.

 A obra acima foi pintada para o principal altar da Igreja de Santa Trindade de Florença, Itália, tendo como objetivo inspirar a contemplação e a devoção. A simplicidade do quadro e a abundância de folhas de ouro tinham a finalidade de torná-lo mais nítido na igreja escura, onde se encontrava. Agora, a obra encontra-se na Galeria Uffizi.

 Ficha técnica
Data: c. 1280
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 385 x 223 cm
Localização: Galleria degli Uffizi, Florença, Itália

 Fontes de pesquisa
1000 Obras-Primas…
Gótico/ Editora Taschen
História da Arte Ocidental/ Editora Rideel
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

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