Cornelis Cornelisz van Haarlem – BETSABÉ

Autoria de LuDiasBH 

betsab

A composição Betsabé, também conhecida por Betsabé em sua Toalete e Betsabé no Banho, é uma obra do pintor e mestre holandês Cornelis Cornelisz van Haarlem (c. 1520-1576), que foi aluno de Jan van Scorel. O artista trabalhou nas cortes de Portugal, Inglaterra e Espanha, mas voltando sempre à sua cidade natal de Utrecht. O artista foi responsável por criar belas composições com nus musculares, com expressões orgulhosas, em escorços ousados.

Em seu quadro acima, o artista pintou a figura bíblica de Betsabé, também conhecida por Betsabá ou Bate-Seba, enquanto ela se banhava ao ar-livre, acompanhada por duas de suas servas. A senhora encontra-se nua, mas portando suas joias. Um pequeno manto vermelho está jogado no seu ombro direito, enquanto um tecido transparente cobre sua púbis. À sua esquerda encontra-se sua túnica amarela.

É no momento do banho que ela  é vista pelo rei Davi, do telhado de seu palácio. Ele pede que a mulher seja levada à sua presença, e apaixona-se imediatament por ela, que  se torna uma de suas esposas, a oitava, embora fosse casada com o soldado Urias, que depois morre na guerra (Samuel, 11:1 a 12:25).

Cornelis Cornelisz van Haarlem, curiosamente, não representa o rei hebreu em sua composição. Sua presença é informada através da visão do castelo à distância. Também chama a atenção o corpo meio masculino da serva que se encontra de costas para o observador.

Ficha técnica
Ano: c. 1594
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 77,5 x 64 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *