Di Cavalcanti – CARNAVAL

Autoria de LuDiasBH

di1

O carnaval, desde minha mocidade, participou de minha vida, como uma necessidade de externação de uma parte de meu ego. (Di Cavalcanti)

 Di Cavalcanti encontrava-se em Paris, quando fez esta alegre composição, retratando um bloco carnavalesco.

Um grupo de foliões está na rua, curtindo o carnaval. Todos estão fantasiados, carregando instrumentos, estandartes e flores. Pela proximidade que existe entre eles, torna-se difícil diferenciá-los.

À frente do grupo, um personagem parece carregar uma boneca negra, vestida com saia de cor azul e branca na parte de cima e vermelha na inferior, com um lenço vermelho na cabeça e um enorme brinco na orelha. A figura negra, de costas para o observador e de frente para o grupo, ocupa o primeiro plano.

No centro, de frente para o observador, uma personagem de rosto colorido, lenço no cabelo e colar amarelo parece segurar um ramo de flores. Atrás dela, aparece uma figura usando um cocar de penas coloridas na cabeça e saia igual.

No lado esquerdo da composição, uma figura, usando uma enorme cartola, toca um bumbo. Próxima a ela, outra figura carrega um estandarte. Ao fundo, descortinam-se algumas casas brancas, em meio a um céu azul, montanhas e árvores.

Ficha técnica
Ano: 1924
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 73,5 x 89 cm
Localização: Acervo do Museu de Arte Brasileira, São Paulo, Brasil

Fonte de pesquisa
Di Cavalcanti/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *