Dufy – VISTA DE MARSELHA

Autoria de LuDiasBH

videma

A composição Vista de Marselha é uma obra do artista francês Raoul Dufy, que gostava muito da temática ligada ao mar. Nesta composição, o pintor apresenta a cidade de Marselha com seu porto mediterrâneo, em três planos superpostos, combinando magistralmente as linhas verticais e as horizontais.

No plano superior, Dufy destaca o porto, numa paisagem vertical, rodeado por casas. Nas suas águas azuis e verdes estão navios com suas pesadas estruturas e chaminés  em ação, veleiros e embarcações menores. Aves brancas, parecidas com gaivotas, nadam em meio à calmaria das ondas. Um céu azulado com nuvens brancas e outras mais escuras cobrem a paisagem

No segundo plano, situado no meio da composição, o artista mostra o dia a dia da cidade portuária, com animais puxando carroças, indo e vindo do porto. A presença da figura humana é quase imperceptível. Foi neste espaço que o artista escolheu para assinar seu nome.

No terceiro e último plano, Dufy mostra os belos elementos que decoram Marselha, a segunda mais populosa  e também a mais antiga cidade francesa. Situa-se na província da Provença, na costa mediterrânea, sendo o maior e mais importante porto comercial da França.

Ficha técnica
Ano: c. 1926
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 110 x 89 cm
Localização: Museu de Belas-Artes, Bruxelas, Bélgica

Fonte de pesquisa
Gênios da Pintura/ Abril Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *