Autoria de Lu Dias Carvalho
Provavelmente Laocoonte tenha sido a única composição com tema mitológico produzida por El Greco (ele fez mais duas cópias da tela), que não nutria nenhum interesse por tal temática, mas sim pela sacra, ainda que a mitológica fosse muito procurada pelos colecionadores. O pintor deve ter visto, certamente, a escultura do grupo romano em mármore, quando esteve em Roma. Além do tema da tela causar surpresa, também surpreende o seu formato horizontal, uma vez que o artista sempre optava pela verticalidade. O artista, ainda que tenha baseado sua pintura num tema da Antiguidade Clássica, tem aqui uma atitude anticlássica e antiheróica ao retratar os personagens mitológicos.Trata-se, segundo estudiosos, de uma das obras mais desordenadas, assimétricas e enigmáticas, executadas no final de sua vida.
Segundo o mito, Laocoonte, sacerdote de Apolo, casou-se contra a vontade do deus e teve dois filhos denominados Antífenes e Timbreu, deixando a divindade muito irratada. Mas Apolo ficou mais indignado ainda quando Laocoonte arremeçou sua lança contra o Cavalo de Troia. E, por isso, vingou-se enviando duas serpentes marinhas gigantescas para matar os filhos de seu sacerdote, mas esse, ao tentar salvá-los, acabou sendo picado e morto pelas víboras.
Laocoonte e seus dois filhos encontram-se numa rocha, de onde se vê a cidade, lutando contra as duas serpentes. O sacerdote está prestes a ser picado na cabeça. Seus olhos aflitos estão voltados para a boca do réptil. Um de seus filhos, possivelmente já morto, está próximo à sua cabeça, numa posição contrária à sua. O segundo filho, a seus pés, ainda se mantém de pé e se contorce todo, tentando afastar a serpente que quase lhe toca o corpo. À direita dos condenados vê-se o deus Apolo, acompanhado de uma deusa ou ninfa, observando a cena. Todas as figuras encontram-se nuas.
As nuvens fantasmagóricas são responsáveis por levar luminosidade e dramaticidade à composição. A vista deslumbrante da cidade espanhola de Toledo, ao fundo, sob o lampejar de um céu ameaçador, faz as vezes da cidade grega de Troia. É possível ver o Cavalo de Troia partindo em direção à porta da cidade.
Ficha técnica
Ano:1610-1614
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 142 x 193 cm
Localização: Galeria Nacional, Washington, EUA
Fonte de pesquisa
El Greco/ Editora Girassol
Views: 10
Realmente é uma obra belíssima, eu gosto muito de desenhos surrealistas, esta é uma dessas obras,tem uma história triste, mas interessante.
Abraços
Rui Pedro
Rui
Trata-se de uma obra muito interessante de El Greco. Ele busca o mito de Laooconte para fazer sua composição. Também gosto muito.
Abraços,
Rui