El Greco – PURIFICACAÇÃO DO TEMPLO

Autoria de LuDiasBH

purtem

A composição Purificação do Templo, também conhecida como Expulsão dos Mercadores do Templo, é baseada na passagem dos Evangelhos que narra a presença de Jesus no Templo, inconformado com os vendilhões que ali se encontravam.

El Greco, que fez desta obra duas versões anteriores, demonstra o seu grande conhecimento no desenho de arquitetura e perspectivas geométricas, embora o emprego dos contrastes cromáticos ainda deixem a desejar. É a primeira obra que adota totalmente o estilo veneziano.

É possível observar no Templo, um grande número de vendilhões, composto por homens e mulheres com os seios à vista. As pessoas encontram-se assustadas e agitadas em volta de Cristo, muitas delas tentando se proteger das chicotadas. Espalhados pelo chão estão gaiolas e cestos com animais.

Ficha técnica
Ano: 1570-1572
Técnica: têmpera sobre painel
Dimensões: 65 x 83 cm
Localização: Galeria Nacional, Washington, EUA

Fonte de pesquisa
El Greco/ Editora Girassol
Pintura na Espanha/ Jonathan Brown

2 comentários sobre “El Greco – PURIFICACAÇÃO DO TEMPLO

  1. Pedro Rui

    Vou comentar a imagem, o que Jesus fazia no templo, pois queria eliminar o monstro que cresceu entre nós até hoje: o dinheiro, as negociatas, as malícias e todo o engano. Se ele fosse ouvido, o mundo não andaria na ignorância, pois nos dizem que somos livres e não temos liberdade alguma. Sobre a obra em si, a arquitectura daquele tempo está bem marcada no desenho.

    Abraços, Lu,

    Rui Pedro

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *