FASES DA PRODUÇÃO DE UM FILME

Autoria de LuDiasBH

kuro

Por muito tempo eu me perguntei o porquê de acrescentarem, ao final dos filmes, aquele monte de créditos que ninguém lê. Assim que a película chega ao final, se o telespectador está no cinema, vai logo se levantando para sair, dando as costas para a tela; se está em casa, desliga a tevê ou muda de canal. Mas compreendo agora que os demorados créditos finais possuem razão de ser, pois a confecção de um filme demanda muitas cabeças pensantes. É um exército de pessoas dando o melhor de si, para o sucesso da película.

A produção de um filme passa por três fases básicas:

1-      pré-produção
2-      produção
3-      pós-produção

A pré-produção e a produção contam com a presença de:

  • produtores
  • diretores
  • roteiristas
  • atores

A pós-produção, feita após o término das filmagens, conta com equipes de:

  • edição
  • som
  • composição
  • efeitos especiais

As cenas, ao serem rodadas, nem sempre obedecem a uma sequência lógica, pois são filmadas de acordo com a locação. Um mesmo filme pode ser filmado em diferentes cenários. Por isso, somente na fase de pós-produção é que o montador e o diretor organizam a sequência lógica das cenas, num processo minucioso e demorado, em que muitas partes são descartadas. O sucesso do filme depende, muitas vezes, da forma como foi montado.

Depois de pronto o filme, os distribuidores, por sua vez, escolhem o local onde estreará e os exibidores levam-no à tela, estipulando um período para a sua exibição nos cinemas, que poderá ser alterado conforme o retorno das bilheterias.

O mercado do vídeo é outro filão para se ganhar dinheiro com o filme. E agora, com as televisões LED, nos mais variados tamanhos, fica ainda mais prazeroso assistir a um filme em casa. A internet também permite baixar muitos filmes pagos e gratuitos.

Nota: Imagem copiada de www.tvsinopse.kinghost.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *