Fra Angelico – A COROAÇÃO DA VIRGEM

Autoria de LuDiasBH

acodavi

A composição A Coroação da Virgem é uma obra do pintor e miniaturista italiano Fra Angelico, cujo nome de batismo era Guido di Pietro Mugello (1384–1455), um dos mais importantes mestres entre o final do período Gótico e o chamado Proto-Renascimento. Foi inicialmente miniaturista, mas, em contato com a efervescência da arte em Florença, responsável por liderar toda a Europa Renascentista, começou a pintar nos seus momentos de descanso, após cumprimento de seus deveres religiosos. Aos poucos, seu nome passou a figurar entre os grandes pintores da época, chegando a ser recomendado à família Médici como “um dos melhores de Florença”. À reputação de religioso humilde e devoto juntou-se a de excelente pintor de arte sacra, cujas obras, segundo as pessoas da época, pareciam ser pintadas por anjos, tamanha era a paz e a quietude que transmitiam.

Em A Coroação da Virgem, o renomado artista representa a Virgem Mãe sendo coroada por seu Filho como Rainha do Céu. Eles se encontram sobre uma nuvem, tendo atrás imensos raios dourados, que se expandem para cima e para baixo, e tomam grande parte da composição, iluminando-a e representando a luz divina. Em torno deles dançam seis anjos, conforme mostram a posição das mãos e a fluidez das túnicas azuis e vermelhas, bordadas com dourado. Além da auréola simbolizando a divindade da Virgem, ela traz uma coroa na cabeça com doze estrelas, número que simboliza a perfeição e as 12 tribos de Israel.

Um grande grupo de anjos posta-se à esquerda e à direita da Virgem e de Jesus. Alguns deles portam instrumentos musicais. Oito longas trombetas escuras, no grupo principal, estão levantadas para o alto, bem acima das cabeças. Também são vistos um alaúde e um pequeno violino (mandola ou mandora) de forma oval . No plano inferior, estão outros anjos, entre os quais um vestido de azul, de costas para o observador, tocando uma espécie de órgão, e outro, à esquerda desse, vestido de verde, tocando um instrumento de cordas. As asas dos anjos são longas e delicadas.

No segundo plano, também sobre nuvens, estão numerosos santos. As santas são em maior número à direita, em primeiro plano. A presença dos santos reforça o caráter de santidade da coroação. Dentre eles podem ser citados: Santo Egídio, São Marcos, São Zenóbio de Florença, São Francisco, São Domingos e Santa Maria Madalena. O fundo dourado da composição dá à pintura um toque medieval.

A composição de fundo dourado é curvilínea, com um arco compondo a parte superior do painel, e unida a dois semicírculos, compostos pelas figuras, à direita e à esquerda. Embora as cabeças e os corpos das figuras apresentem movimentos diferentes, as auréolas, primorosamente pintadas, estão todas colocadas na mesma posição, ou seja, não acompanham o giro das cabeças. O azul, o vermelho e o dourado são as cores predominantes na pintura.

Ficha técnica
Ano: c. 1435-1440
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 112 x 114 cm
Localização: Galleria deglu Uffizi, Florença, Itália

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://pureandlowly.wordpress.com/coronation-of-the-virgin-by-fraangelico/&prev=search
http://www.wga.hu/html_m/a/angelico/12/30coron.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *