Geertgen Tot Sint Jans – A ÁRVORE DE JESSÉ

Autoria de LuDiasBH
ardje

A composição denominada A Árvore de Jessé é uma obra do pintor holandês Geertgen Tot Sint Jans (c. 1460-1490), portanto, artista do século XV, tido como o primeiro grande pintor da escola de Haarlem, tendo morrido muito jovem.

O velho Jessé, em primeiro plano, encontra-se deitado dentro de um jardim murado. Ele está dormindo, tendo seu corpo voltado para o observador. Sua cabeça descansa na sua mão esquerda. De seu corpo surge o grosso tronco de uma árvore, que divide a composição ao meio, na vertical. Seus galhos sustentam inúmeras figuras, representando os reis de Judá. Dois profetas encontram-se de pé, próximos a Jessé. Um à sua cabeça e outro aos pés. Um deles traz um livro aberto nas mãos. É provável que sejam Isaías e Jeremias.

Na parte mais alta da árvore de Jessé está a Virgem Maria, sentada, usando uma coroa de ouro, com o Menino Jesus nos braços. De cada lado está um anjo em posição de prece. A Virgem Mãe divide a tela ao meio, verticalmente, pois, subindo pelo troco da árvore chega-se exatamente à sua figura.

No galho mais baixo, próximo a Jessé, está Davi, vestido com um manto amarelo, empunhando sua harpa. À sua direita, num plano um pouco acima, encontra-se o Rei Salomão. Outros reis, todos suntuosamente vestidos, encontram-se acima dos dois.

Obs.: Quando foi feita uma limpeza nesta obra, em 1932, foi descoberta a presença de mais uma figura: a freira de branco, ajoelhada, em primeiro plano, à esquerda.

Nota: alguns críticos de arte atribuem a pintura a Jan Mostaert.

Ficha técnica
Ano: c. 1480
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 89 x 59 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *