Gerard Ter Borch – MULHER DESCASCANDO MAÇÃ

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O artista holandês Gerard ter Borch (1617 – 1681), também conhecido como Gerard Terburg, foi um reconhecido pintor de gênero. Era filho de Gerard ter Borch, o Velho, também artista, o que contribuiu para que desenvolvesse seu talento ainda muito jovem. Sua irmã Gesina ter Borch também se tornou pintora. É provável que tenha estudado com Willem Cornelisz Duyter ou com Pieter Codde. Foi um artista muito viajado, absorvendo vários tipos de influências. Em Madri recebeu a honraria de “Cavaleiro de Philip IV”, mas acabou retornando ao seu país. As obras encontradas do pintor são poucas – cerca de 80 –  espalhadas por diversos museus, coleções e galerias. As suas pinturas eram muito apreciadas em sua época, sendo ele mais conhecido como um pintor de gênero, especializado, sobretudo, em representações da vida doméstica da classe média na Holanda do século XVII.

A composição intitulada Mulher Descascando Maçã é uma obra típica do período maduro do artista. A colocação da mulher e da criança em primeiro plano, assim como a natureza morta e o que parece ser um mapa sobre a parede, ao fundo, faz lembrar as obras de Vermeer, criadas no mesmo período.

A cena mostra uma mulher sentada numa cadeira, descascando uma maçã, usando roupas da época, tendo à sua direita uma criança que usa um extravagante chapéu para a sua idade e que faz sombra sobre a parte superior de seu rosto. Ela olha para o rosto da mulher, provavelmente aguardando a fruta.

À esquerda da mulher encontra-se um cesto com roupas e o que parece ser um livro de orações fechado. Uma mesa forrada com toalha azul traz sobre si um candelabro e uma fruteira branca com frutas. O artista mostra grande refinamento no uso da cor, da luz e da textura. Existem inúmeras cópias e réplicas desta obra, assinadas e datadas de 1651 ou 1661.

Ficha técnica
Ano: c. 1650
Técnica: óleo sobre tela, montado sobre madeira
Dimensões: 36,2 x 30,5 cm
Localização: Museu de História da Arte, Viena, Áustria

Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *