Giottino – PIETÁ DE SÃO REMÍGIO

Autoria de LuDiasBH

pidesar

A composição Pietá de São Remígio, também conhecida por A Misericórdia de São Remígio, é uma obra do pintor italiano Giottino (1324-1369), cujo nome verdadeiro era Maso di Stefano ou Tommaso di Stefano. Além de seu pai ter sido pintor, Giottino era também bisneto de Giotto di Bandone. Sua obra traz semelhanças estilísticas com os mestres Maso, com quem tem sido confundido, Nardo e Giovanni da Milano.

Esta pintura de Giottino lembra “A Lamentação do Cristo Morto”, de Giotto. Foi pintada para adornar a igreja de San Remígio. É a sua obra mais conhecida. Os personagens presentes no quadro encontram-se em diferentes posturas, criando uma sensação de espaço tridimensional. Cada um deles traz um semblante diferente, transbordante de emoção. O fundo da composição é feito em ouro e, embora seja responsável por diminuir o espaço, dá maior sentindo espiritual à cena.

Uma grande cruz de madeira divide a composição ao meio. Em primeiro plano, à direita, estão: Cristo Morto, a Virgem Mãe, Maria Madalena, São João e outro santo. São Remígio e São Bento encontram-se à esquerda, aos pés de Cristo. O primeiro coloca sua mão sobre a cabeça de uma freira da ordem a que pertence, e o segundo sobre a cabeça de uma jovem ricamente vestida. Isso significa que ambas as mulheres são as patronas da obra.

Ficha técnica
Ano: c. 1365
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 195 x 134 cm
Localização: Galleria deglu Uffizi, Florença, Itália

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *