Giovanni Bellini – A AGONIA NO HORTO

Autoria de LuDiasBH

Resultado de imagem para giovanni bellini, oração no horto

A composição A Agonia no Horto, também conhecida por Oração no Horto, é uma obra do pintor italiano Giovanni Bellini. Trata-se de uma pintura muito parecida com a de seu cunhado Andrea Mantegna, que traz, inclusive, o mesmo título. As duas obras encontram-se lado a lado na Galeria Nacional de Londres. É sabido que Mantegna, seu cunhado, exerceu grande influência sobre Bellini,  foi, inclusive, seu professor.

Cristo encontra-se ajoelhado no Jardim do Getsêmani, em oração, em meio a uma ampla paisagem. Ele se encontra de costas para o observador. Num plano inferior ao dele, às suas costas, estão três de seus discípulos: Pedro, Tiago e João, que dormem profundamente. Num plano superior ao do Mestre, sobre uma nuvem, um anjo traz um cálice e uma pátena, símbolos de seu sacrifício que se aproxima. O Mestre observa o anjo que prenuncia seu sofrimento.  Ao contrário dos três apóstolos dorminhocos, Cristo não traz uma auréola em sua cabeça, como prova de sua divindade. O artista quis mostrá-lo como homem, que teme o sofrimento e a morte e a eles será entregue.

Numa cena à esquerda, Judas Iscariotes, o discípulo traidor, chega com os soldados para prender Jesus. Uma árvore morta, à esquerda da composição, pode ser indicativa da morte de Cristo. Ao fundo encontra-se a cidade de Jerusalém. O modo como o artista iluminou a cena, representando o amanhecer, faz com que tudo ali pareça quase sobrenatural. E esta luz pode simbolizar a esperança de salvação.

É provável que as duas pinturas, a Giovanni Bellini e a de Mantegna,  derivem de um desenho feito por Jacopo Bellini, pai do primeiro e sogro do segundo.

Ficha técnica
Ano: 1458-59
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 81,3  x 127 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
Giovanni Bellini/ Abril Cultural
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/giovanni-bellini-the-agony-in-the-garden

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *