Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição O Doge Leonardo Loredan é uma obra do pintor italiano Giovanni Bellini, que retrata o magistrado supremo da antiga República de Veneza, que foi eleito aos 65 anos de idade. Este trabalho é tido como o ponto alto do desenvolvimento do retrato, no que diz respeito a mostrar as características individuais e o estado psicológico do retratado, pois somente depois do final do século XV é que os pintores venezianos passaram a fazê-lo.
O espaço em que se encontra o doge é indefinido. É possível saber apenas que ele se encontra atrás de um parapeito em mármore, o que o leva a parecer-se com um busto esculpido. Também repassa um enorme sentimento de espiritualidade e um senso de eternidade. Ele usa seu traje cerimonial de Estado, feito de brocado branco e dourado, com botões de ouro, e motivos com romãs estilizadas. O chapéu ducal (ducale corno), usado sobre uma touca de linho com uma tira de cada lado, tem um corno ou chifre. O fundo liso da composição é azul-claro. Trata-se de um retrato formal.
Bellini escreveu seu nome na sua forma latina, Ioannes BELLINVS, sobre o parapeito, num “cartellino” (pequeno papel). Ele, que era famoso por seus retratos, ajudou a tornar este gênero da pintura bem popular em Veneza. A influência de Antonello da Messina pode ser vista no realismo delicado da obra, como mostram as rugas da testa. O doge, de frente para o observador, embora não faça contato com o mesmo, ocupa três quartos da tela.
Ficha técnica
Ano: c. 1460/62
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 62 x 45 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha
Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/giovanni-bellini-doge-leonardo-loredan
Views: 1
Este quadro foi pintado a óleo, conforme discrimina a ficha técnica divulgada pela National Gallery of Art de Londres.
Andrea
No livro “1000 obras-primas da pintura europeia”, Editora Könemann, diz que é têmpera sobre madeira. Mas vejo que a ficha na National Gallery/Londres, consta que é pintura a óleo. Assim sendo, prefiro ficar com a segunda. Muito obrigada pela colaboração. Será sempre um prazer contar com a sua presença.
Abraços,
Lu