Giovanni Bellini – O DOGE LEONARDO LOREDAN

Autoria de LuDiasBH

odolelo

A composição O Doge Leonardo Loredan é uma obra do pintor italiano Giovanni Bellini, que retrata o magistrado supremo da antiga República de Veneza, que foi eleito aos 65 anos de idade.  Este trabalho é tido como o ponto alto do desenvolvimento do retrato, no que diz respeito a mostrar as características individuais e o estado psicológico do retratado, pois somente depois do final do século XV é que os pintores venezianos passaram a fazê-lo.

O espaço em que se encontra o doge é indefinido. É possível saber apenas que ele se encontra atrás de um parapeito em mármore, o que o leva a parecer-se com um busto esculpido. Também repassa um enorme sentimento de espiritualidade e um senso de eternidade. Ele usa seu traje cerimonial de Estado, feito de brocado branco e dourado, com botões de ouro, e motivos com romãs estilizadas. O chapéu ducal (ducale corno), usado sobre uma touca de linho com uma tira de cada lado, tem um corno ou chifre. O fundo liso da composição é azul-claro. Trata-se de um retrato formal.

Bellini escreveu seu nome na sua forma latina, Ioannes BELLINVS, sobre o parapeito, num “cartellino” (pequeno papel). Ele, que era famoso por seus retratos, ajudou a tornar este gênero da pintura bem popular em Veneza. A influência de Antonello da Messina pode ser vista no realismo delicado da obra, como mostram as rugas da testa. O doge, de frente para o observador, embora não faça contato com o mesmo, ocupa três quartos da tela.

Ficha técnica
Ano: c. 1460/62
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 62 x 45 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/giovanni-bellini-doge-leonardo-loredan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *