Giuseppe Arcimboldo – O ADVOGADO

Autoria de LuDiasBH

advo

Do prazer que deu ao imperador e as risadas que provocou na corte, não há necessidade de dizer mais nada. (Gregorio Comanini)

A composição O Advogado, também comhecida como O Jurista, é uma obra do famoso pintor italiano Giuseppe Arcimboldo, retratista oficial na corte dos Habsburgos. A pintura foi feita no reinado de Maximiliano I. O artista apresentava os retratados em suas atividades profissionais, ou seja, por meio de objetos associados à ocupação que exerviam.

Não se tem uma ideia exata de quem seja o retratado pelo pintor italiano. Benno Geiger pensa ser esse um retrato do teólogo cristão francês João Calvino, enquanto Stven Alfons acha que se trata do retrato de J. U. Zasius, jurista alemão e um dos conselheiros de Rudolfo II.

O rosto do retratado, seja ele quem for, é feito de carne e peixe frito, sendo realmente repugnante. A cabeça de uma pobre galinha depenada, e ainda viva, serve de olho para a figura, e seus pés compõem o bigode, enquanto a cabeça de um peixe, com a boca aberta, forma a boca. O corpo da galinha forma o nariz. Uma coxa de frango compõe a bochecha direita, enquanto um peixe, com a cabeça oculta, forma o queixo e parte do rosto. O rabo compõe a barba. Uma asa de frango complementa a expressão da testa.

O sujeito veste uma roupa escura, cuja gola da roupa interna é feita por dossiês. Uma enorme gola de pele complementa o casaco, enquanto livros sustentam a base do tronco. Estaria Arcimboldo zombando da gula da figura retratada ou de suas imperícias jurídicas? O fato é que se trata de uma horrenda caricatura. Esta pintura foi um sucesso à época.

Uma segunda versão, em que o retratado traz no peito uma medalha, segundo estudos recentes, não se trata, provavelmente, de uma obra de Giuseppe Arcimboldo, que tem sido muito imitado.

Ficha técnica
Ano: c. 1566
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 64 x 51cm
Localização: Statens Konstsamlingar, Gripsholm Slott, Estocolmo,…..

Fontes de pesquisa
Arcimboldo/ Editora Paisagem
https://www.nga.gov/exhibitions/2010/arcimboldo/arcimboldo_brochure

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *