Hans Memling – O TRÍPTICO DONNE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

otido

A pintura denominada O Tríptico Donne, também conhecida como A Virgem e o Menino com Santos, é um tríptico do pintor alemão Hans Memling (c.1433-1494), cuja obra encontra-se no ponto de transição do Gótico para o Renascimento. Presume-se que ele possa ter sido aluno de Rogier vander Weyden. O artista foi dono de um estilo próprio, onde se destacaram suas figuras graciosas, cores ricas e detalhes minuciosamente trabalhados.

A Virgem e seu Menino encontram-se na parte central do tríptico, rodeados por dois anjos e duas santas. Maria está sentada sobre um trono, coberto com um dossel vermelho, trazendo o Menino Jesus sentado em seu colo, nu, com uma mãozinha no seu livro de orações, e a outra levantada em forma de bênção (ou para pegar a fruta que lhe oferece o anjo). As santas Catarina e Bárbara estão de pé, ladeando a Virgem e o pequeno Jesus, assim como dois anjos músicos com suas asas azuis.

Diante do trono, ajoelhado, juntamente com sua esposa Elizabete e filha, está o doador da obra – Sir John Donne. Ele usa roupas escuras, enquanto sua esposa usa um vestido de cor púrpura, adornado com um colar com um medalhão. A família ostenta riqueza. Santa Catarina apresenta Sir John à Virgem, enquanto santa Bárbara apresenta Lady Donne e sua filha Anne, a mais velha do casal.

No painel, à esquerda, está São João Batista com um cordeirinho branco (símbolo da Paixão de Cristo) no braço esquerdo, enquanto aponta para ele com a mão direita. Ao fundo vê-se uma figura com um gorro vermelho, é a do próprio pintor, responsável pela obra. No painel, à direita, está São João Evangelista, segurando um cálice. Os dois santos são intercessores do doador.

O reverso dos dois painéis que compõem a pintura central também é decorado com estátuas simuladas dos Santos Cristóvão e Antão Abade, o que indica que eram usados tanto abertos quanto fechados. Uma bela paisagem é vista no fundo da pintura da parte central e da pintura das asas do tríptico: um homem montado em um cavalo, um moleiro descarregando um saco de trigo de seu jumento, uma roda d’água de um moinho (atributo de Santa Catarina), uma torre (atributo de Santa Bárbara), árvores, etc.

Ficha técnica
Ano: c. 1475-80
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 71 x 68 cm (painel central)/ 71 x30 (painéis laterais)
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/hans-memling-the-donne-triptych

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *