Jacob Jordaens – O ARTISTA E SUA FAMÍLIA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBhNesta pintura, o artista se autorretrata ao lado de sua família no recanto do jardim de sua casa. Ele se apresenta de pé, à direita, segurando um alaúde, enquanto, com a mão direita, apoia-se numa cadeira de madeira. Atrás dele está o cão da família. A mulher Catarina van Noort, ricamente vestida, está assentada numa cadeira mais baixa, tendo à sua direita a filhinha, de pé, segurando um pequeno cesto de vime com flores. No meio, usando um enorme chapéu e segurando um cesto com flores e frutas, encontra-se a criada. Um pássaro é visto pousado sobre um galho. Trata-se de uma cena doméstica.

A composição denominada O Artista e sua Família ou ainda Retrato da Família do Artista num Jardim é obra do pintor Jacob Jordaens (1593 – 1678), um importante artista do Barroco Flamengo. Estudou com Adam van Noort que foi professor de Peter Paul Rubens, tendo também trabalhado por um curto período de tempo com Rubens. Dono de um estilo parecido com o de Caravaggio, embora também se arvorasse na pintura holandesa, o pintor executou inúmeras encomendas, inclusive internacionais.

Embora este quadro seja monumental, ele é na verdade muito simples. O seu centro piramidal encontra-se situado entre duas massas verticais. O ponto visual baixo tem por objetivo acentuar a importância das figuras vistas na cena e que se encontram envoltas por luz e sombra. Apesar da influência de Rubens, responsável por estimular Joerdaens, ele se mostra original em sua composição que, além das formas esculturais traz ainda um forte colorido.

Ficha técnica
Ano: c.1621
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 181 x 187 cm
Localização: Museu do Prado, Madri

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *