Johannes e Nicolaus – JUÍZO FINAL
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O tondo intitulado Juízo Final, considerado meio incomum por apresentar um apêndice retangular na base, pertenceu ao Oratório d S. Gregório Nazianzeno, em Santa Maria in Campo Marzio, situado em Roma, Itália. É uma obra dos artistas Johannes e Nicolaus e tem como temática um assunto muito comum à Igreja da época: a descida de Deus à Terra para julgar os vivos e os mortos. Trata-se de uma das mais antigas representações ocidentais de tal tema – em formato grande.

Para descrever o julgamento da humanidade, os artistas dividiram a composição em cinco faixas superpostas, que deverão ser lidas (em latim) e observadas de cima para baixo:

  • 1ª faixa – a aparição de “Cristo em Glória”. O Cristo Pantocrator encontra-se no centro, ladeado por dois anjos e dois querubins;
  • 2ª faixa – o “Tribunal Divino”.  Cristo está diante de um altar, tendo um anjo de cada lado, de pé. À sua esquerda estão seis apóstolos e à direita, outros seis, todos sentados;
  • 3ª faixa – “Madona com os Ressuscitados”, onde são vistas várias cenas:

à esquerda – São Paulo guia os eleitos, e o bom ladrão Dimas leva a Cruz;

no centro – estão a Virgem e Santo Estêvão a interceder pelos inocentes;

à direita – são mostradas cenas de três obras misericordiosas:

  • Dar de beber ao sedento;
  • Visitar os cativos;
  • Vestir os nus.
  • 4ª faixa – “A Ressurreição dos Mortos”. Mostra, à esquerda, animais vomitando os membros devorados de pessoas para recompor os corpos. E, à direita, dois anjos acordam os mortos em seus túmulos, através do som de trombetas.
  • 5ª faixa – “O Paraíso” (à esquerda), presidido pela Virgem a orar com os eleitos, e  “O Inferno” (à direita), onde se encontram os condenados, sendo mantidos na caverna ardente junto a uma tenebrosa serpente, por três anjos com seus arpões.

Ficha técnica
Ano: segunda metade do séc. XII
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 290 x 243 cm
Localização: Museus do Vaticano, Roma, Itália

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirado
http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en/collezioni/musei/la-pinacoteca/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *