Josefa de Óbidos – A ANUNCIAÇÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

NATIVIDADE (Josefa de Obidos)

A Anunciação, obra da pintora Josefa de Óbidos, trata-se de uma pintura belíssima, onde a Virgem e o anjo mensageiro demonstram extrema humildade diante da incumbência recebida. Ele a de levar a mensagem divina, e ela a de conceber o filho de Deus. Ambos encontram-se no mesmo plano, um de frente para o outro, mas sem se fitarem. São muito parecidos.

Maria encontra-se ajoelhada sobre um tapete vermelho trabalhado. Presume-se que, antes da chegada do anjo, ela ali se encontrava em oração. Ela traz as mãos cruzadas sobre o peito, em sinal de submissão à vontade divina. Um comprido manto cinge-lhe a cabeça, desce-lhe pelas costas até descansar no tapete, deixando visível parte de seus cabelos. Uma auréola paira acima de sua cabeça, confirmando sua divindade. Ao seu lado direito, sobre o genuflexório, forrado com uma longa toalha escura, encontra-se aberto o seu livro de orações. Atrás da Virgem está um móvel de madeira, impossível de ser identificado.

O anjo, ajoelhado diante da Virgem e bem próximo a ela, é apresentado com a cabeça baixa, pois sabe que se encontra diante daquela que será a mãe de Jesus. Uma tira vermelha cinge-lhe o antebraço esquerdo e sobe, esvoaçando entre suas asas. Ele traz a mão direita no peito, enquanto que, com a esquerda, segura um ramo com três lírios abertos e dois ainda fechados, símbolo da pureza de Maria.

Uma legião de anjos circunda, extasiados, a pomba que representa o Espírito Santo e que ilumina a nuvem onde se encontra. Seus raios projetam-se sobre a Virgem. Apenas as cabeças dos anjos são visíveis.

Dados técnicos
Ano: 1676
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 107 x 88 cm
Localização: Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa,  Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *