Lorenzo Lotto – SÃO JERÔNIMO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A pintura denominada São Jerônimo é uma obra do pintor, desenhista e ilustrador italiano Lorenzo Lotto (c.1480 -1556). O artista serviu de ponte de transição entre os velhos mestres de Veneza e a arte do Barroco tardio, no norte da Itália. Dentre os pintores que exerceram influência em sua obra estão Giovanni Bellini, Antonello da Messina, Giorgione, Ticiano e Rafael. Ele pintou altares, obras religiosas e retratos. O tema desta obra, que chegou a ser atribuída a Ticiano, apesar dos muitos elementos semânticos e estilísticos que levam a Lotto, foi usado por vários artistas.

A cena mostra São Jerônimo bastante envelhecido, numa comovente posição, adorando o crucifixo de Cristo, no chão, à sua frente, no deserto. Ele se encontra nu, com uma longa barba branca, símbolo da sua sabedoria. Suas unhas estão grandes e sujas e suas veias à flor da pele rugosa. Encontra-se sentado sobre sua vestimenta vermelha, sendo que uma pequena parte dela lhe cobre a região pubiana. Sobre ela, atrás dele, desliza uma serpente escura. Seu chapéu vermelho, um de seus atributos, encontra-se à sua direita, assim como o açoite e a pedra, objetos de sua mortificação. Próximos a seu livro, que simboliza o seu título de doutor da Igreja, estão um osso e um escorpião que caminha em direção a ele.

À esquerda do santo, um lagarto parece fitá-lo atentamente. E um crânio, à sua frente, ao lado da pedra onde se recosta o crucifixo, simboliza a morte para o mundo, distanciando-se dos prazeres mundanos e passageiros. Ao contrário da maioria das representações de São Jerônimo que o mostram se torturando fisicamente, aqui ele é apresentado com os braços abertos, numa imitação física e emocional de Cristo na cruz.

O santo encontra-se sentado em meio a duas grandes rochas, tendo uma delas uma saída ao fundo, e que leva a uma verdejante paisagem, onde é visto um pastor ao lado de suas ovelhas a pastar. À direita, duas serpentes rastejam por entre os rochedos. Um anjo com uma tabuleta no ombro direito é visto acima de São Jerônimo, na passagem entre as duas rochas (não consegui descobrir o que está escrito na tabuleta). Mais distante, na paisagem, vê-se a imagem de um leão, principal atributo do santo, próximo a uma estrada, olhando para seu amigo Jerônimo.

Ficha técnica
Ano: c. 1546

Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 99 x 90 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

s://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-work/saint-jerome-in-penitence

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *