Matisse – NU AZUL III

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

nude1

Os Nus Azuis de Henri Matisse dizem respeito a uma série de guaches recortados, todos nus femininos, criados pelo artista entre 1952 e 1954. Fazem parte das obras do final de sua vida.

Com a saúde debilitada, com dificuldade de locomoção, o pintor parou de pintar e começou a trabalhar com recortes de papel, ajudado por seus assistentes. Os Nus Azuis são conhecidos como recortes.

O Nu Azul III é composto por várias peças azuis coloridas, com um espaço entre elas. O espaço claro, usado como fundo, é o responsável por dar a forma à figura, ao se incorporar aos blocos azuis, produzindo um efeito ótico que mostra o nu na sua totalidade.

Na sua série de quatro Nus Azuis, Matisse usou a pose que mais gostava: pernas entrelaçadas e braço direito levantado, tocando a cabeça, enquanto o esquerdo desce ao longo do corpo. Para chegar a este resultado, retratando a figura humana através de recortes em grandes murais, Matisse encheu um caderno com esboços. Acabou criando uma figura abstrata e simplificada como a que vemos acima.

Ficha técnica:
Nome: Nu Azul III
Ano: 1952
Técnica: guache recortado
Dimensões: 112 x 73,5 cm
Localização: Museu Nacional de Arte Moderna, Paris, França

Fontes de pesquisa:
Matisse/ Coleção Folha
wikipaintings.org/en/henri-matisse/blue-nude-iii-1952

6 comentários sobre “Matisse – NU AZUL III

  1. Edward Chaddad

    LuDias
    O texto é muito feliz quando diz:

    “O Nu Azul III é composto por várias peças azuis coloridas, com um espaço entre elas. O espaço claro, usado como fundo, é o responsável por dar a forma à figura, ao se incorporar aos blocos azuis, produzindo um efeito ótico que mostra o nu na sua totalidade.”

    Realmente, talvez seja o desenho que vem fazer moldar a imagem do nu azul. E que pode mostrar e dar o efeito ótico incrível desta pintura.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Ed
      A pintura é mesmo incrível.
      Foi feita por Matisse quando ele se encontrava muito doente, numa cadeira de rodas.
      Imagine o esforço do artista.

      Abraços,

      Lu

      Responder
        1. LuDiasBH Autor do post

          Ana

          O mundo da arte é realmente fantástico, quaisquer que sejam as escolhas. Eu sou apaixonada pela pintura e pela escultura. Cada artista pesquisado é uma paixão nova. É sempre um encantamento sem limites. Quando estudo um pintor, embrenho-me em sua vida, visito cada cantinho de suas composições, como se estivesse vivendo em sua época. Sofro, alegro-me e aprendo com todos eles. Parabéns pela escolha do curso.

          Amiguinha, espero que use este site para pesquisa. Será sempre um prazer contar com sua presença e comentários. Peço-lhe também que propague nosso espaço entre seus colegas. Muito obrigada por nos visitar.

          Abraços,

          Lu

    1. LuDiasBH Autor do post

      Nel

      Imagine uma tela dessa num fundo de corredor…
      É realmente deslumbrante, ainda mais em azul.

      Beijos,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *