Millet – AS RESPIGADORAS

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Autoria de LuDiasBH

O pintor realista francês Jean-François Millet (1814 – 1875) veio de uma família de camponeses da Normandia. Através de uma bolsa de estudos foi estudar em Paris com Paul Delaroche, Jérome Langlois e Chevreville. No início de sua carreira fez retratos e pinturas mitológicas, vindo a trabalhar posteriormente com o tema camponês, retratando a vida diária das pessoas que trabalhavam no campo. Foi um dos fundadores da Escola de Barbizon (movimento artístico, acontecido entre os anos de 1830 e 1870, sendo integrado por um grupo de pintores franceses, que se fixaram junto ao povoado de Barbizon, numa atitude de oposição ao sistema que vigorava em Paris). Millet, ao lado de Courbet, é tido como um dos principais representantes do realismo europeu, surgido em meados do século XIX, em razão de suas pinturas representativas dos trabalhadores rurais.

A composição As Respigadoras, obra-prima de Millet, apresenta três mulheres camponesas num enorme campo de trigo, em primeiro plano, inclinadas em direção ao solo, apanhando as espigas que ficaram caídas após a colheita. Seus olhos estão voltados para o chão e seus rostos obscurecidos não têm nenhum contato com o observador, como se lhe dissessem que sabem da pouca importância que possuem dentro do contexto social. Elas levam avante um trabalho penoso, cuja execução cabia às camponesas. Encontram-se reclinadas abaixo da linha do horizonte, como se o pintor quisesse representar a falta de perspectiva social dessa gente, que morria da mesma maneira que nascia, sem vislumbrar nenhum tipo de progresso. Essas pessoas eram como a terra e dela faziam parte.

O pintor deixa à vista a grande distância que existe entre a riqueza e a pobreza, e mostra toda a carga de desamparo a que os pobres estavam submetidos. Em seu realismo, ele escancara a crueza e o descrédito da penúria e do trabalho manual executado pelas mulheres pobres, que aqui representam a classe trabalhadora rural. Não lhe agrada captar a beleza, mas a realidade. Sua pintura tinha por objetivo repassar uma visão realista da pobreza e da classe trabalhadora rural. É por isso que sua obra continua a emocionar o público, em quaisquer que sejam os tempos. Na sua arte, o ser humano é quase sempre a parte mais importante. E foi por isso que o sensível Vincent van Gogh tanto o admirou e copiou algumas de suas obras.

A cena acontece ao pôr do sol. As mulheres pobres vestem roupas pesadas, que lhes cobrem todo o corpo, para protegerem-se do vento, do frio e do sol. A figura do meio até amarrou mangas postiças à sua blusa branca para melhor se resguardar. Elas trazem panos amarrados à cabeça e grandes sacos em volta da cintura, onde depositam as espigas, num contínuo movimento de abaixar-se e levantar-se. Calçam pesados chinelos, mas trazem as mãos a descoberto, apesar da aspereza do trabalho. Ao fundo são vistos inúmeros montes de trigo sendo empilhados, num vai e vem de camponeses. Uma carroça está sendo preparada. Um homem a cavalo, possivelmente o patrão ou seu mandante, supervisiona tudo de longe, à direita, próximo a algumas casas. Trata-se também de um distanciamento social.

Esta pintura tornou-se famosa por representar, de forma aprazível, pessoas do povo, originárias de camadas sociais mais baixas da sociedade rural. E, como não podia deixar de ser, numa época em que a gente do povo não significava nada, a tela foi recebida com desdém pela sociedade francesa da época, pois, ainda que não soubesse, ela se sentiu desconfortável diante da realidade. Millet não podia imaginar a fama que sua obra viria a ter no futuro, pois durante sua vida ela teve pouca notoriedade. O artista vendeu sua obra por 3.000 míseros francos, sendo ela vendida depois por 300 mil francos. Vários artistas mais jovens, como Pissarro, Renoir, Seurat e Van Gogh repetiram a tela.

Ficha técnica
Ano: 1857
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 84 x 112 cm
Localização: Museu de Orsay, Paris, França

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
http://www.musee-orsay.fr/index.php?id=851&L=1&tx_commentaire_pi1

2 comentários sobre “Millet – AS RESPIGADORAS

    1. LuDiasBH Autor do post

      Marcela

      Muito obrigada! É sempre o prazer ter meus trabalhos passados por seu crivo.
      Beijos,

      Lu

      Responder

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