Modigliani – NU SENTADO

Autoria de LuDiasBH

modi12

O pintor italiano Amedeo Modigliani é conhecido pela série de nus que ostenta em sua obra. Visivelmente sensuais, seus nus, contudo, não se mostram vulgares ou apelativos. Lembram os grandes mestres da pintura, muito apreciados pelo pintor: Ticiano, Ingres e Goya.

No quadro de Modigliani, Nu Sentado, a modelo tem o corpo levemente inclinado para a esquerda. Suas formas são proporcionais e harmoniosas. A cabeça, também reclinada para a esquerda, recosta-se no ombro. Seus cabelos negros e longos caem pelos ombros e costas, enquanto uma mecha desce em direção ao seio direito. Apenas parte de seu braço direito, apoiado na cadeira, apresenta-se visível. Seu rosto possui a forma oval e seus olhos encontram-se fechados sob sobrancelhas finas e arqueadas. A modelo traz as pernas juntas e a púbis forma um delicado triângulo. Sua mão esquerda mostra-se inacabada.

A composição de Modigliani apresenta uma ambientação bastante simples, fato peculiar ao artista, de modo que o olhar do observador é direcionado apenas para a figura.

Ficha técnica
Ano: 1916
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 92 x 60 cm
Localização: Courtauld Institute, Londres, Inglaterra

Fonte de pesquisa
Modigliani/ Abril Coleções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *