Munch – TREPADEIRA VERMELHA VIRGÍNIA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

 Autoria de LuDiasBH

O norueguês Edvard Munch (1863 – 1944) nasceu na cidade de Löten, mas sua família mudou-se para Christiania (atual Oslo) no ano seguinte ao seu nascimento. Era o segundo filho do casal Christian Munch e Laura Catherine. Seu pai era um médico tradicional, muito devoto,  moralista e castrador. Edvard teve três irmãs: Sophie, Laura e Inger e um irmão, Andreas. Cinco anos após seu nascimento, ele perdeu sua mãe, aos 30 anos de idade, vitimada pela tuberculose, assumindo a tia Karen Bjolstad, irmã dela, o controle da família. E nove anos após a morte da mãe, sua irmã favorita Sophie faleceu, aos 15 anos de idade, também vítima da mesma enfermidade. O artista foi um pioneiro do Expressionismo.

A composição intitulada Trepadeira Vermelha Virgínia retrata um tipo de hera (trepadeira da Virgínia/ EUA) que crescia por toda a sua casa em Berlim. Embora se trate de algo comum para uma cena, sob o pincel do artista norueguês a hera apresenta uma tensão perturbadora, pois, assim como uma planta carnívora, ela parece abocanhar toda a casa, alastrando-se desordenadamente.  Suas raízes assemelham-se a veias e suas folhas a poças de sangue.

A figura de um homem com bigode e grandes olhos saltados aparece em primeiro plano. Apenas uma pequena parte de seu corpo é vista – o que torna sua cabeça ainda mais perceptível. A expressão de seu rosto denota medo. Um caminho formado por sulcos ligam-no à casa, indicando uma relação entre ambos. Já se encontrando de costas para o casarão, ele parece fugir rapidamente do lugar.

A perspectiva da casa de dois pavimentos e suas inúmeras janelas brancas também se mostram amedrontadoras, lembrando um velho casarão abandonado, palco de tragédias. Uma árvore seca com um ramo cortado, postada em frente à cerquinha branca, também sugere horror.

Ficha técnica
Ano: 1911
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 162 x 219 cm
Localização: Museu de Arte Moderna, Nova York, EUA

Fontes de Pesquisa:
História da arte no ocidente/ Editora Rideel
https://www.edvardmunch.org/red-virginia-creeper.jsp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *