Murillo – ADORAÇÃO DOS PASTORES

Autoria de LuDiasBH

adopa

A composição A Adoração dos Pastores é uma obra do pintor espanhol Bartolomé Esteban Murillo, artista extremamente religioso. Ele representa um acontecimento da Natividade de Jesus. Quando pintou este quadro, Murillo encontrava-se no ápice de sua maturidade artística.

A Virgem Maria e seu esposo José encontram-se numa estrebaria, ao lado do filho Jesus. A Família Sagrada recebe a visita de três pastores, dois homens e uma mulher, que vêm homenagear o Menino e trazer-lhe presentes: um cesto com ovos, um carneiro e dois frangos. São pessoas extremamente humildes, como mostram suas roupas velhas e os pés descalços e sujos. O pastor, que está de pé, segurando a ovelha, olha, embevecido, para a criança.

Maria encontra-se ajoelhada, à esquerda, segurando parte do corpinho de Jesus, deitado numa manjedoura. Toda a sua atenção está voltada para seu bebê. Atrás dela estão um boi e um jumento. José encontra-se de pé, escorado em seu cajado, observando o Menino. Todos os personagens são banhados por intensa luminosidade, principalmente a Virgem e Jesus Cristo.

O pintor acreditava que, quanto mais aproximasse os seres divinos das pessoas comuns, mais fácil seria ganhar a devoção dessas. Ele acabou por revolucionar o modo de representar figuras sagradas, ao expor alegria, simplicidade e humanidade em suas obras, ao contrário do que se via na pintura sacra da Espanha da época.

Ficha técnica
Ano: 1645/60
Técnica: óleo sobre painel
Dimensões: 187 x 228 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

 Fonte de pesquisa
Murillo/ Abril Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *