OS BENEFÍCIOS DE SER VOLUNTÁRIO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

face1234567

A grande maioria de nós acredita que ser voluntário é apenas uma ação para ajudar os mais necessitados. Entretanto, esta ação caridosa vai muito além do nosso imaginário. Os benefícios, para a saúde de quem pratica o voluntariado, são muito significativos, podendo, inclusive, aumentar a expectativa de vida, o que vem a confirmar que ser altruísta faz bem à saúde.

Recente pesquisa, conduzida em centros acadêmicos canadenses e norte-americanos, analisaram cerca de 73 estudos publicados nos últimos 45 anos, que envolviam adultos com idades de 50 anos ou mais, e, que estavam em funções formais de voluntariado. Os estudos mediram os resultados psicossociais, físicos e cognitivos associados com o voluntariado, como felicidade, saúde física, depressão, memória, sentimentos de apoio social, satisfação com a vida, etc. Os pesquisadores queriam descobrir quanto tempo de dedicação de atividade de voluntariado eram necessárias para se atingir o bem-estar esperado, e quando essa dedicação poderia começar a não render mais benefícios, ou até eventualmente começar a prejudicar a própria pessoa. A conclusão é que os benefícios à saúde atingem um pico em 100 horas de trabalho voluntário por ano, o que equivale a algo entre duas a três horas por semana.

Existem várias formas de atuação voluntária, e, que podem envolver pessoas em diferentes faixas etárias (de adolescentes a idosos), que causem identificação e motivação necessárias para continuar atuando. Ser um voluntário estimula a preocupação com os outros, e faz com que ocorra uma mobilização por causas de interesse comum. Assim, ao estabelecer laços de solidariedade e confiança mútua, a pessoa fica mais fortalecida para enfrentar as crises, e torna a sociedade mais unida ao lutar por um objetivo. Ao decidir em qual trabalho voluntário atuará, o indivíduo deverá levar em conta os seus interesses pessoais, como tempo disponível, motivação e, principalmente, se combina com a sua personalidade.

A citada pesquisa chegou a algumas conclusões. O voluntariado está associado com redução dos sintomas de depressão, melhora da saúde geral, menos limitações funcionais e maior longevidade. Os benefícios à saúde dependem de um nível moderado de voluntariado, onde o ponto de inflexão (após o qual não se agregam maiores benefícios) situa-se ao redor de 100 horas anuais. Um ponto interessante é que idosos mais vulneráveis, ou seja, aqueles com condições crônicas de saúde, podem se beneficiar mais do voluntariado do que idosos sem problemas de saúde.

Ao ser voluntário, há a oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências e de conhecer outras realidades, além, é claro, dos benefícios agregados à saúde. Enfim, não é necessário ter nenhum pré-requisito especial para ser voluntário, apenas disposição, boa vontade e tempo disponível. Voluntariar-se é se solidarizar com o outro. “É enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nunca verbalizadas”, segundo Augusto Cury.

Nota: imagem copiada de geahl.com.br

10 comentários sobre “OS BENEFÍCIOS DE SER VOLUNTÁRIO

  1. Margarida Silva

    Obrigada pela resposta, Lu!
    Vou seguir suas sugestões. Sou apaixonada pelas questões sociais e cidadania, sendo voluntária em várias causas, além do CONSEG, como: ambiental – veja o trabalho que fazemos de recuperação de uma duna – http://www.redemuitomaissolidaria.org/moradores-transformam-lixao-em-pomar-em-salvador/ (vídeo antigo, hoje está muito mais desenvolvido). O rede muito mais solidária http://www.redemuitomaissolidaria.org, e o mais recente é o Caravana Solidária, cuja missão é acolher e dar dignidade à população de rua, inclusive faremos com eles uma ação de cidadania no dia 12/10 e muitas outras. Meu repertório na área social é enorme, então vou ficando por aqui com votos de uma excelente semana.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Margarida

      Parabéns pelo trabalho maravilhoso que você e seu grupo fazem. São pessoas como vocês que trazem esperança de um mundo melhor, em meio a tanto descaso, cobiça e ambição. Quando quiser, poderemos fazer um artigo para postar aqui no blog em CAUSAS HUMANITÁRIAS. Vou ler com carinho os links que me enviou.

      Abraços,

      Lu

      Responder
      1. Margarida Silva

        Lu,
        adoraria ter meu trabalho divulgado em algum veículo de grande acesso, pois sei que sou um exemplo. Meu problema é que sei ser, mas não sou boa de escrever sobre o que faço. Se tiver alguém que queira me entrevistar, eu adoraria.
        Abraços e sempre grata por sua atenção.

        Responder
        1. LuDiasBH Autor do post

          Margarida

          Não tenha preocupação com a parte escrita. Tire um momento em que se sinta mais tranquila e escreva o que lhe passar pela cabeça, sobre o trabalho que vem fazendo, sem se preocupar com a gramática. Eu irei ler e fazer as correções necessárias. Se necessário for buscar mais respostas, eu envio as perguntas para você. Trabalho assim com muita gente. Fique tranquila. Certo? Tenho a certeza de que faremos um belo trabalho, pois a função do blog é também trabalhar com CAUSAS HUMANITÁRIAS.

          Um abraço carinhoso,

          Lu

        2. Margarida Silva

          Ok, Lu!
          Então me envie algumas perguntas que podem me servir de roteiro ou inspiração.
          Gratidão por seu carinho!

  2. Margarida Silva

    Somos do CONSEG – Pituba, Instituição sem fins lucrativos que visa a promoção da paz e segurança em sua região, sendo um elo entre as Polícias Civil e Militar, o poder público de modo geral. Mais informações veja em http://www.pmcomunidadepituba.blogspot.com.br, ou diretamente comigo (71)99962-2273 Margarida Silva ou com a presidente Angélica Santana no tel (71)99981-0831 . Ambos os contatos são whats app.

    Estamos criando uma cartilha de orientação sobre o papel do Conselho e a importância de cada bairro ter o seu.
    Como não temos recursos financeiros, estamos buscando desenhistas caricaturistas voluntários para fazerem a ilustração. Saberia onde encontrar?
    Será uma excelente oportunidade do desenhista ter seu nome circulando em toda a Salvador, pois esta cartilha será distribuída em grandes eventos e no futuro poderá ser baixada do blog e outras redes sociais dos CONSEGs e Secretaria de Segurança Pública.

    Certa da atenção, agradeço desde já,

    pmcomunidadepituba@gmail.com

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Margarida

      É um prazer receber a sua visita neste espaço. Parabéns pelo trabalho que você e sua equipe executam. Também sou voluntária da Cruz Vermelha e da Defesa Civil e sei como é gratificante esse tipo de trabalho.

      É com prazer que publico seu comentário e pedido, na esperança de que algum artista atenda-a. Também a oriento para que busque algum sindicato de caricaturista e desenhista (via Google) ou escreva para escolas de Desenho (ou Arte de modo geral). Não resta dúvida de que tem muito a ganhar quem fizer o seu trabalho. Também estarei à disposição para publicar a cartilha aqui no meu blog, com os devidos créditos.

      Um grande abraço,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui

      O doutor Telmo fica feliz ao saber que existe voluntário em cada canto do mundo. E você falou uma coisa muito séria: “fazemos bem aos outros e a nós”.

      Grande abraço,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *