Patenier e Metsys – A TENTAÇÃO DE SANTO ANTÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição denominada A Tentação de Santo Antão é uma obra do pintor Joachim Patenier (c.1485 – 1524), também conhecido como Joachim Patinir, e de Quentin Metsys (1466 – 1530). É conhecida a cooperação de Patenier também com outros pintores. Ele é tido como o pioneiro na pintura de paisagens na arte o ocidental.

A pintura apresenta uma ampla paisagem, em que podem ser divisados três planos:

     1.  Primeiro plano – principais figuras da tela (pintadas por Metsys).

O santo encontra-se sentado no chão, descalço, com o corpo de perfil e o rosto voltado para o observador. À sua direita encontra-se seu rosário (simbolizando sua fé) e uma concha (símbolo de Vênus), quando três jovens mulheres tentam seduzi-lo. Uma delas lhe oferta uma maçã (símbolo do pecado carnal e também do amor), outra lhe afaga os cabelos e a terceira bate palmas. Um macaco, às costas do santo, puxa-o através de suas vestes. Uma monstruosa e velha mulher, com os seios a saltar-lhe do decote, acompanha as jovens, parecendo extremamente libidinosa. O santo, apoiado na mão direita, e com a esquerda em postura de repulsa, tenta fugir.  Ele volta seu rosto para o observador, como se pedisse ajuda.

   2.  Segundo plano – três outros episódios da tentação ao santo.

Uma cena à direita mostra Santo Antão, quando este ia encher seu jarro com água. Duas jovens mulheres dentro do rio e uma terceira  de pé, no barco, tentam chamar sua atenção. Elas se encontram nuas e sedutoras. A que se encontra no barco levanta um copo, oferecendo-lhe bebida. O santo foge horrorizado, com a cabeça voltada para trás.

Uma segunda cena é vista no centro da tela, na entrada da cabana do santo, feita numa árvore. Ele aparece correndo dos demônios e também deitado no chão, sendo atacado pelas figuras satânicas que também queimam sua habitação.

Uma terceira cena mostra Santo Antão sentado sob a cobertura de uma capela, lendo seu livro de orações serenamente. Ao que parece, as tentações começam a partir deste ponto.

  3.  Terceiro plano – apresenta uma extensa paisagem ao fundo (pintada por Joachim Patinier).

A paisagem apresenta montanhas, rochas íngremes, águas azuis, céu cinza com nuvens carregadas, edificações, etc. No meio do céu são vistos monstros tenebrobrosos, lembrando a pintura criativa de Hieronymus Bosch.

Ficha técnica
Ano: 1520/1524

Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 155 x 173,5 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fonte de pesquisa:-
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

https://fr.wikipedia.org/wiki/Tentation_de_saint_Antoine_(Joachim_Patinier)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *