Pedro Américo – A NOITE COM OS GÊNIOS…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

deusa0001

A composição A Noite com os Gênios do Estudo e do Amor é uma obra do artista brasileiro Pedro Américo, baseada num tema alegórico.

No centro da tela encontra-se a deusa grega Nix, envolvida por dois véus, um branco e outro preto, transparentes e rendados, a lhe cobrir parte do corpo. Um dos seios encontra-se à vista e o outro parcialmente. Sua cabeça tende ligeiramente para sua direita, enquanto os cabelos longos e escuros caem-lhe, esvoaçantes, pelas costas. Com os braços abertos, ela segura na mão esquerda a taça de prata que contém estrelas reluzentes, e com a direita espalha-as pelo céu. Aos pés da deusa, está uma coruja (símbolo da sabedoria e da noite) com suas asas abertas, em postura semelhante à da deusa Nix.

Do lado direito da deusa encontra-se a figura do Estudo, segurando na mão esquerda um livro e na direita uma tocha que ilumina a sua leitura, seus atributos. Do lado esquerdo está a figura do amor, Cupido, munido de arco e flecha, que são os seus atributos. Atrás do conjunto está uma grande e iluminada lua.

Ficha técnica
Ano: 1883
Dimensões: 260 x 195,7 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo do Museu Nacional de Belas-Artes, Rio de Janeiro, Brasil

Fonte de pesquisa:
Pedro Américo/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *