Pintores Brasileiros – VICTOR MEIRELES

Autoria de LuDiasBH

vicme

O brasileiro Victor Meirelles de Lima (1832-1903), nascido em Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis), no estado de Santa Catarina, já aos cinco anos de idade demonstrava o seu pendor para a pintura. Embora fosse de origem modesta, seu talento foi reconhecido, quando era ainda muito novo, o que o levou a estudar na Academia Imperial de Belas Artes, na cidade do Rio de Janeiro. Seus desenhos foram levados a Félix-Émile Taunay, então diretor da Academia, que muito os apreciou. E o jovem, que tinha apenas 14 anos, foi aceito como aluno da nobre instituição.

Na pintura, Meirelles escolheu aquele que era considerado o gênero mais destacado da época: a pintura histórica. Após receber o Prêmio de Viagem ao Exterior, quando contava com incompletos 21 anos, viajou para a Europa a fim de aperfeiçoar-se em pintura. Na Itália, ele estudou com Tommaso Minardi e Nicola Consoni, além de estudar as obras dos grandes mestres da pintura italiana, especialmente as de Ticiano e Paolo Veronese. Na França estudou com Léon Cogniet e Andrea Gastaldi. Em Paris, pintou seu mais famoso quadro: “A Primeira Missa no Brasil”.

Ao retornar ao seu país, após oito anos de permanência fora dele, o artista ganhou a proteção de D. Pedro II, grande admirador de seu trabalho. Veio depois a tornar-se professor na Academia onde estudara. Em meio a sua  podem ser citadas as composições: “A Batalha dos Guararapes”, “Combate Naval do Riachuelo”, “Moema”, “A Primeira Missa no Brasil”, “Retrato de Dom Pedro II” , “Passagem do Humaitá”,  etc.

Victor Meirelles foi o primeiro pintor brasileiro a ser aceito no Salão de Paris, o mais importante local de exposição do mundo, à época, com sua obra “A Primeira Missa no Brasil”. Além de muitos amigos importantes em seu país, também granjeou muitos críticos, numa fase em que acadêmicos e modernistas enfrentavam-se. Além disso, pelo fato de ser visto como um forte aliado do Império, logo após o advento da República, ele foi deixado no ostracismo, morrendo pobre e esquecido.

Embora tenha tido formação acadêmica tradicional, Meirelles também foi influenciado pelo barroco. Atualmente é tido como um dos precursores da pintora moderna no Brasil e um de nossos principais pintores do século XIX. Sua pintura de batalhas marcou não apenas a sua arte, como a arte brasileira do século XIX.

O pintor e poeta Manuel de Araújo Porto-Alegre, ex-diretor da Academia Imperial de Belas Artes, teve uma grande importância na vida de Victor Meirelles. Estimulou-o em seus estudos e trabalhos e protegeu-o, inclusive contribuindo para que sua permanência na Europa fosse prorrogada. Os dois mantiveram uma longa e dinâmica correspondência.

Victor Meirelles, pintor, desenhista e professor, morreu aos 71 anos de idade.

Fonte de pesquisa
https://www.escritoriodearte.com/artista/victor-meirelles/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *