Pisanello – A VISÃO DE SANTO EUSTÁQUIO

Autoria de LuDiasBH

avisaeu

O medalhista, desenhador e pintor italiano Pisanelo (1395-1455) tinha como nome original o de Antonio di Pucci Pisano. Foi criado em Verona, mas estudou em Veneza com o mestre Gentile Fabriano, servindo-lhe de assistente nos trabalhos do palácio do Dodge. Mudou-se para Florença e de lá foi para Roma, após a morte da mãe. Veio a tornar-se um dos pintores mais importantes de seu tempo, sendo chamado para executar trabalhos nas cortes de Mântua, Ferrara e Milão. Também trabalhou em Napóles para o rei Afonso de Aragão. Em razão de sua pintura, que unia a elegância e a delicadesa, aliada a uma alegre narrativa e uma observação afiada da natureza, Pisanelo tornou-se um dos maiores representantes do Gótico Internacional.

A pintura do artista denominada A Visão de Santo Eustáquio, feita no início do Renascimento italiano, é uma de suas mais conhecidas obras. Sua complexa narrativa ajunta inúmeras figuras. É baseada na lenda que conta que, durante uma caçada, Santo Eustáquio viu um veado-galheiro que trazia, em meio aos chifres, um crucifixo com a imagem de Cristo. Em razão disso, o caçador converteu-se ao cristianismo. A pintura é apresentada como uma visão.

Santo Eustáquio, pelas vestes elegantes que usa e pelos ricos arreios de seu cavalo, mostra que é um cavaleiro de grandes posses. Sua túnica dourada e os enfeites dos arreios foram pintados em ouro. Em seu sonho, ele se encontra num bosque sagrado, rodeado por inúmeros animais. Vários cães de diferentes raças acompanham-no na caçada.

À frente do Santo, um enorme veado, com um crucifixo entre os chifres, fita-o. Às suas costas vê-se outro. Acima, mais no interior do bosque, podem ser vistos um urso, um elefante, o que parece ser uma cabra, uma ovelha, pelicanos, patos e cisnes nadando, e outras aves em voo. O artista mostra sua capacidade em retratar animais, em vários tamanhos, na natureza. Deve ter consultado livros para o feitio desses.

Em primeiro plano, na parte inferior, próximo a um cão que persegue um coelho, está uma faixa de rolagem, que deveria conter alguma mensagem cristã ou o nome do artista. Não se sabe o porquê de ter sido deixada em branco, embora alguns digam que tenha sido intencional, com o intuito de mostrar que as palavras são desnecessárias diante da natueza exuberante em que se encontra o jovem cavaleiro.

Infelizmente, esta obra tem sido redesenhada e retocada, em razão do material usado, que vem escurecendo com o tempo. A túnica dourada de Santo Eustáquio e os enfeites dos arreios do cavalo foram pintados em ouro.

Ficha técnica
Ano: 1338-1442
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 64,8  x 54 cm (controverso)
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *