Rafael – MADONA DA TENDA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

           

A composição Madona da Tenda é uma obra religiosa do pintor e arquiteto italiano Rafael Sanzio. O nome da pintura está relacionado à cortina verde, que se encontra semiaberta, ao fundo, à direita, deixando visível uma pequena parte triangular do céu. Inúmeros críticos associam esta obra com a “Madona na Cadeira” (figura menor). Há quem diga que ela faça parte de um grupo de pinturas e esboços que serviram de preparação para o segundo. O problema é que ainda não se sabe qual dos dois quadros foi feito primeiro, tornando os fatos mais confusos. Mas, ao compará-los, é possível notar inúmeras diferenças.

A Madona encontra-se sentada, à direita, meio de perfil, com seu Menino Jesus no colo, abraçando-o ternamente. Ela é mostrada em ¾ de vista. Usa um vestido vermelho e, sobre esse traz um imenso manto azul, que parte de seu ombro esquerdo. Sobre os cabelos dourados usa um fino véu transparente, amarrado com um delicado laço atrás. Acima desse, a Virgem faz uso de uma touca avermelhada com desenhos dourados, deixando parte do cabelo à vista.

Através da fenda da cortina, à direita, aparece a cabecinha, parte do ombro e mão direita de João Batista, com seus cabelos dourados e cacheados. Ele se encontra bem encostadinho na Virgem, e segura, à sua esquerda, uma cruz, que é a sua identificação. Maria volta seu rosto perfilado para o pequeno visitante, sorrindo delicadamente. Ela coloca sua mão esquerda em volta de seu pescoço. Por sua vez, o pequeno João Batista olha amorosamente para a Virgem, retribuindo-lhe o sorriso.

O rechonchudo Menino Jesus, com o corpo voltado para a esquerda, enviesa os olhos na tentativa enxergar João Batista, que lhe chamara a atenção. Todos os três personagens trazem auréolas acima da cabeça, simbolizando a divindade de cada um.

Ficha técnica
Ano: c. 1514
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 66 x 51,5 cm
Localização: Pinacoteca de Munique, Alemanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
http://www.wga.hu/html_m/r/raphael/5roma/2/08tenda.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *