Rafael – MADONA DE FOLIGNO

Autoria de LuDiasBH

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Esta composição de Rafael Sanzio apresenta o aparecimento da Virgem Maria com seu filho Jesus, sustentados por uma esplendorosa nuvem de anjos alados, aos santos São João Batista, São Francisco, São Jerônimo e ao conde Sigismundo Conti.

Esta pintura havia sido encomendada pelo conde Conti para ser doada à Igreja de Santa Maria, em Ara Coeli e se destinava ao altar principal, onde permaneceu por muitos anos. Após a morte do conde, seus herdeiros pediram para que a pintura fosse transferida para Foligno, cidade natal de Sigismundo Conti. Mas, após o Tratado de Toledo, a obra foi levada para Paris e ali permaneceu até 1815. Depois de ficar certo período em restauração, ela foi devolvida, em 1816, aos Museus do Vaticano.

É sabido que houve a queda de um meteorito em Foligno e que deixou incólume a casa do conde. Por isso, existe a possibilidade de que a encomenda da obra tenha origem numa promessa, sendo a casa ao fundo da paisagem uma lembrança do acontecimento.

Existe também a hipótese de que o meio círculo que atinge a paisagem, na parte inferior da composição, refere-se ao cometa da peste ou a um tiro de canhão desferido contra Júlio II, que não sofreu nada.

Atrás da Virgem encontra-se um enorme disco solar. Imagina-se que se origina de uma passagem do Apocalipse de João (XII, I) ou da Lenda Dourada, de Jacopo da Voragine, em que Sibila narra a Augusto sua visão: “Um círculo de ouro apareceu ao redor do sol e, no meio dele, uma bela senhora com um bebê no colo.”.

São Jerônimo, padroeiro dos estudiosos, encontra-se na parte inferior à direita, intercedendo junto à Virgem pelo conde Sigismundo Conti. O conde encontra-se de joelhos e de perfil, em pose de oração, já bem envelhecido.

À esquerda da Virgem está São João Batista, vestido com peles de animais e indicando a Virgem e o Menino ao observador. Ajoelhado diante dele se encontra São Francisco.

Abaixo, centralizado na composição, um anjo carrega nas mãos uma tábula sem nenhuma inscrição. Especula-se que a escrita não foi executada em razão da morte do conde.

A paisagem ao fundo é intensamente pictórica e poética. A hábil composição, assim como a diferenciação entre os dois planos, celeste e terreno, transformou a obra num marco ocidental. A parte que representa o plano celeste apresenta uma cor mais brilhante e grande modulação.

Os pintores, que trabalhavam com a arte figurativa, tinham uma enorme preocupação em construir uma composição equilibrada. E Rafael foi perito no manejo de suas figuras. Os personagens da pintura Madona de Foligno encontram-se simetricamente dispostos em volta de um eixo central, conforme o esquema compositivo acima. A simetria era vista pelas artes antigas como uma das qualidades da beleza.

Ficha técnica
Ano: 1511
Tipo: Óleo sobre madeira, transferido para tela
Dimensões: 320 cm × 194 cm (130 × 76 na na)
Localização: Pinacoteca Vaticana, Cidade do Vaticano/ Itália

Fontes de pesquisa:
O Livro da Arte/ Publifolha
A História da Arte/ E. H. Gombrich
Tudo sobre Arte/ Sextante
Para Entender a Arte/ Maria Carla Prette
A Arte em Detalhe/ Publifolha
Grandes Mestres/ Abril Coleções
Os Pintores mais Influentes do Mundo/ Girassol

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