Rembrandt – SAGRADA FAMÍLIA COM ANJOS

Autoria de LuDiasBH

baleia123456789123Este é mais um dos quadros de Rembrandt sobre a Sagrada Família, que recebe o nome de A Sagrada Família com Anjos. É também uma de suas poucas obras em que a presença de anjos comprovam a religiosidade da cena.

Maria paralisa a leitura dos textos sagrados, e se reclina para tirar o manto que cobre a parte superior do berço de vime, a fim de olhar seu filhinho que dorme profundamente. Ela usa vestes vermelha e verde, com a gola branca. Traz um lenço enrolado na cabeça, ficando visível pequena parte dos cabelos partidos ao meio. Ela parece ter os pés enfiados num escalda-pés, tão comum à época do pintor ou, talvez, trate apenas de um caixote.

No lado esquerdo superior da composição, anjos adentram-se no ambiente, para mostrar a divindade do Menino. O primeiro querubim, visto de corpo inteiro, não possui a mesma luminosidade dos que o seguem, o que significa que os outros ainda estão recebendo a claridade de fora.

Atrás de Maria, José, o carpinteiro, trabalha. Traz na mão direita um machado e na esquerda um pedaço de madeira firmado numa pequena banca. Na parede, é possível reconhecer um arco de pua, dependurado.

Mãe e Menino estão envoltos numa grande luminosidade. Parte do Livro Sagrado recebe a sombra da cabeça de Maria.

Ficha técnica
Ano: 1645
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 117 x 91 cm
Localização: Museu Hermitaje, São Petersburgo, Rússia

2 comentários sobre “Rembrandt – SAGRADA FAMÍLIA COM ANJOS

  1. Eloize Marcelli

    Olá, sou estudante de artes e preciso fazer uma pesquisa sobre artistas do século XVII , mais especificamente sobre valores que essas obras foram arrematadas. Poderia me ajudar me dando exemplos de obras , não necessariamente sobre Rembrandt, mas sobre algum artista desse período, nome da obra, data e valor que a mesma foi arrematada. Obrigada.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Eloize

      É prazer recebê-la neste espaço, e saber que ele tem sido útil a muitos estudantes de arte.
      Tenho feito um minucioso trabalho de pesquisa, mas infelizmente é difícil pesquisar sobre pintura, pois nosso mercado é ainda muito fraco, encontramos poucos livros e, que não trazem muitos detalhes.

      Sobre o tema pedido, você poderá pesquisar no ÍNDICE do blog, e lá, procure por MESTRES DA PINTURA. Encontrará inúmeros. Só não encontrará o valor pelo qual a obra foi arrematada. Não acredito que encontre isso em parte alguma, pois a imensa maioria delas pertence a museus.

      Se gostou deste espaço, repasse o endereço para os seus colegas de Artes. Temos inúmeros artigos relacionados ao tema, inclusive com a análise de obras.

      Grande abraço,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *