Rousseau – SURPREENDIDO!

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

surpree

De ano para ano, Monseiur Rousseau consegue nos surpreender ainda mais. […] O seu tigre que surpreende a vítima, não podia faltar de forma alguma; este quadro é o algfa e o ómega da pintura. É sempre magnífico ver uma convicção, seja ela de que gênero for, ser expressa de uma forma tão implacável. (Félix Valloton)

A composição Surpreendido! é uma obra do pintor francês Henri Rousseau. Foi apresentada no São dos Independentes em 1891, sendo a primeira obra do artista com o tema sobre selva, plena de exotismo. Esta tela também chegou a ser conhecida como “Tigre Perseguindo Exploradores” ou “Tempestade na Selva”. São conhecidas vinte e seis pinturas do artista que trazem a selva como temática.

A pintura mostra um tigre no meio de uma densa vegetação, com folhagens que se parecem com labaredas amarelas, verdes e vermelhas, preparando-se para atacar, como mostra a posição da parte traseira de seu corpo. Seus olhos esbugalhados parecem focar a presa. O animal foi surpreendido, mas não é dado ao observador saber qual foi o agente de tal surpresa.

O céu escuro, com raios cruzando os ares, a chuva caindo e a vegetação vergando-se em razão do forte vento, mostram que a selva encontra-se em meio a uma tempestade.

Ficha técnica
Ano: 1891
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 130 x 162 cm
Localização: National Gallery, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Rousseau/ Editora Taschen
http://www.theartstory.org/artist-rousseau-henri-artworks.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *