Ticiano – VÊNUS E CUPIDO

  Autoria de LuDiasBH

veecu

A pintura Vênus e Cupido é uma obra mitológica do pintor italiano Ticiano (c. 1488-1576), cujo nome de batismo era Tiziano Vecellio, tido como o mais importante pintor veneziano do período denominado “Cinquecento”. Quase nada se sabe sobre o início de sua carreira, sendo provável que tenha sido aluno de Sebastiano Succato, Gentil Bellini e Giovanne Bellini. Trabalhou para as importantes famílias Gonzaga, Este, Farnese e Rovere. Foi também pintor da corte do Imperador Carlos V, do Papa Paulo III e de Filipe II.

Vênus, deusa da beleza e do amor, encontra-se deitada, de frente para o observador, numa cama forrada com um lençol branco e, sobre este, estende-se uma luxuosa colcha de veludo acobreado. Sua cabeça, tocando o ombro esquerdo, está voltada para o filho Cupido, o deus do amor, postado à sua cabeceira. Seu corpo, dourado e nu, estende-se por toda a cama. Seu braço direito descansa sobre o corpo, enquanto o tronco apoia-se no esquerdo. Ela segura, displicentemente, um ramo de flores. Seus seios são pequenos e túrgidos. Traz o cabelo penteado para trás. Usa um colar e um brinco de pérolas. Tem nos pulsos duas pulseiras de ouro, uma de cada lado, ornadas de pérolas. Um anel cinge-lhe o dedo mindinho da mão direita.

Um enorme cortinado vermelho cai atrás de Vênus e Cupido. O pequeno deus mostra-se com o semblante apreensivo, com a mãozinha direita em torno do pescoço da mãe e a esquerda acima de seu seio. Ele se mostra ávido por sua atenção. Ao lado da cama, à direita, uma mesinha de madeira ostenta um vaso de vidro cheio de flores,  atributo da deusa. Abaixo da mesa vê-se a figura em bronze de um leão. Aos pés de Vênus encontram-se um cãozinho, a aljava de Cupido e duas flechas.

Uma enorme janela de madeira está aberta atrás de Vênus. Ela leva para uma paisagem de árvores e montanhas. Sobre seu batente vê-se uma pequena ave, motivo de atenção do pequeno cão. À esquerda, desce parte da cortina vermelha, cuja ponta descansa no batente da janela. Ticiano fez outras três pinturas mostrando Vênus nua, em que aparece uma terceira figura: um tocador de órgão.

Ficha técnica
Ano: c. 1555
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 119 x 195 cm
Localização: Galleria deglu Uffizi, Florença, Itália

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *