Velázquez – O PRÍNCIPE BALTAZAR COM SUA ANÃ

Autoria de LuDiasBH

velaz0001

A composição O Príncipe Baltazar com sua Anã, obra do pintor espanhol Diego Velázquez, retrata o herdeiro de Filipe IV, ainda bebê, ao lado de uma anã de sua corte.

O principezinho encontra-se sobre um rico tapete, debaixo de um pomposo cortinado drapeado, como se formasse acima dele um dossel. Veste um suntuoso traje de gala, complementado por uma longa faixa carmesim. O pequenino carrega na mão direita um bastão de comando, indicativo de seu futuro cargo, e repousa sua mão direita no punho de uma espada, indicativa de seu papel futuro de comandante dos exércitos de seu reino.

À frente do príncipe bebê, está uma outra criança, em primeiro plano, que vira a cabeça ligeiramente para trás, a fim de observá-lo. Trata-se de uma criança anã, possivelmente do sexo feminino. Ela traz na mão direita um chocalho e na esquerda uma maçã, numa alusão ao cetro e ao globo imperiais, que um dia pertencerão ao futuro monarca.

O príncipe Baltazar é a figura mais importante da composição. Sua pele loira é realçada por suas vestes escuras com bordados dourados e pela faixa vermelha que ostenta. A anã, por sua vez, usa uma vestimenta verde-escuro com um avental branco, fazendo com que o príncipe destaque-se ainda mais. É o futuro rei com seu objeto de brinquedo – a anã.

Ficha técnica
Ano: 1631
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 128,1 x 102 cm
Localização: Museum of Fine Arts, Heri Lillie Pierce Foundation, Boston, EUA

Fontes de pesquisa
Velázquez/ Taschen
Velázquez/ Abril Coleções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *