Zurbarán – SÃO FRANCISCO EM MEDITAÇÃO

Autoria de LuDiasBH

safreme

A pintura denominada São Francisco em Meditação é uma obra do pintor espanhol Francisco de Zurbarán (1598-1664), que foi aluno de Pedro Diaz de Villanueva, em Sevilha. Ele fez inúmeras obras para o Convento de Sevilha. Sua fama levou-o a receber o título de pintor honorário dessa cidade. Trabalhou para a corte de Madri, no governo de Filipe IV. É tido como um dos mais importantes pintores espanhóis do século XVII, ao lado de Velázquez, Ribera e Murillo. Ele se tornou conhecido, sobretudo, por suas obras religiosas, que descrevem monges e mártires, e também pelas suas maravilhosas naturezas-mortas. A maioria de suas pinturas era destinada às ordens religiosas espanholas.

 O artista pintou várias figuras simples como a vista acima, com suas formas despreendidas. Admirava o realismo de Caravaggio e de seus seguidores, tanto em seu sentimento quanto na forma. Assim como o artista italiano, usava uma fonte de luz para demarcar os volumes, chegando a ser chamado de “Caravaggio Espanhol”. Esta obra possui uma construção compacta, com planos iluminados e em sombra, o que lhe dá um enorme relevo.

Nesta composição, Zurbarán posta a figura de São Francisco na diagonal, ajoelhado, com o corpo tombando para a direita, recostado sobre uma rocha de forma cúbica. Para equilibrar o lado esquerdo da composição, ele criou a entrada da caverna, abrindo-se para uma paisagem.  O fundo escuro do quadro amplia o volume da figura, iluminada pela luz que entra pela abertura. No chão estão esparsos pedaços de pedra.

São Francisco está humildemente vestido com sua túnica de monge, remendada com um pano mais claro, com um rasgão no braço direito e outro na parte de baixo da batina, puída nas mangas e barra. Traz na mão direita uma caveira, símbolo da mortalidade. Abaixo de sua mão esquerda está seu livro de orações. O santo encontra-se em meditação. Assinado sobre o papel branco, na parte inferior direita, está: “Fran. Co Dezurbara / faciebat / 1639”.

Ficha técnica
Ano: 1639
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 162 x 137 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *