Autoria de Lu Dias Carvalho
O cristianismo representa o conjunto das religiões cristãs, ou seja, aquelas que são baseadas nos ensinamentos, na pessoa e na vida de Jesus Cristo. Portanto, cristão é todo aquele que professa o cristianismo e acredita que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que se tornou homem e morreu na cruz para remir a humanidade de seus pecados.
A religião cristã divide-se em três ramos principais: Catolicismo, a Ortodoxia Oriental (que se separou do catolicismo em 1054) e o Protestantismo (que surgiu no século XIV com a Reforma Protestante). O Protestantismo, por sua vez, subdivide-se em outros grupos, chamados de denominações. As diferenças entre as três vertentes do Cristianismo encontram-se na forma de como elas interpretam certos pontos da religião, embora partilhem de muitos pontos comuns. O mesmo acontece com as denominações protestantes, que divergem em certos pontos da interpretação da Bíblia (livro sagrado para todo cristão) e, muitas vezes significam apenas a criação de uma nova igreja. O Cristianismo é a religião do mundo que conta com o maior número de seguidores.
Os Evangelhos (os primeiros quatro livros do Novo Testamento) podem ser divididos em cinco partes: os atos da vida do Cristo, os milagres, as predições, as palavras que fundamentam os dogmas do cristianismo e o ensino moral. De que parte dos Evangelhos mais precisa o mundo nos dias de hoje? Qual deve ser vista com mais afinco? Em que tecla mais se deve bater? Não resta dúvida de que seja o ensino moral, responsável pela reforma interior que cada cristão deverá fazer de si. A humanidade nos dias atuais possui palavras de mais e boas ações de menos, pois os ensinamentos morais, embutidos numa grande massa de narrativas, passam muitas vezes despercebidos aos fiéis, cuja maioria carrega apenas o rótulo, sem nenhuma vivência cristã.
Perdem tempo as religiões cristãs, disputando quem detém a verdade absoluta. Pretensão ingênua e descabida. Qual delas pode se arvorar em árbitro supremo da verdade? Melhor seria que gastassem o tempo mostrando a seus adeptos como se transformar em pessoas melhores para si e para o planeta, pois os preceitos morais estão em decadência no mundo em que vivemos, e a maioria dos ditos cristãos levam em conta apenas os rituais. É preciso resgatar os ensinamentos de Cristo sobre a compaixão, a tolerância e a comunhão entre os homens, enquanto existem caminhos possíveis de serem trilhados.
Os sofomaníacos e os presunçosos do Cristianismo, existentes nos três ramos, precisam ter humildade para admitir que nem tudo sabem e que não possuem todas as respostas, mas que podem caminhar juntos, dentro de uma visão ecumênica, de modo a ajudar a salvar a humanidade de seu egocentrismo e, em consequência, o planeta Terra. Não é possível falar de fé a uma pessoa faminta, pois o corpo físico ignora a mente para sobreviver. Também não é possível falar de salvação em “outra vida”, quando o egoísmo e a ganância dizimam homens e mulheres e, em consequência, esfacelam as relações humanas e o planeta, sem dó ou piedade.
As divisões e subdivisões do Cristianismo aconteceram em razão de diferentes opiniões. E o que é “opinião”? Responde o nosso Aurélio: “Forma de assentimento (2) objetiva e subjetivamente insuficiente já que é dado a conhecimentos reconhecidos como duvidosos”. Toda opinião é pessoal. Toda pessoa é passível de erro. Logo, toda opinião pode ser verdadeira ou falsa, carecendo sempre de confirmação. De modo que é lamentável ver a colcha de retalhos em que se transformou o Cristianismo. Seus galhos trabalham muito mais com as divergências do que com as concordâncias e valem-se das dissensões, e até as procuram, para se manterem separados do grande tronco. Ignoram o exemplo de seu Mestre Jesus que sempre buscou a unidade.
Se amássemos o próximo como a nós mesmos, todas as religiões estariam mortas.
Nota: Imagem copiada de http://taikotdb.blogspot.com.br
Views: 34
Na Europa, religião é cultura, mas nos trópicos ela é objeto de comercialização (marketing/merchandising).
Algumas pregam que o “Diabo não Existe”. “O maior triunfo do Diabo é convencer a humanidade que ele não existe” (Charles Boudelaire).
Márcio
Para mim, o caráter de uma pessoa, onde se inserem sua moral e generosidade, é a melhor de todas as religiões, pois abrange todos os mandamentos. Todo o resto não tem passado de comércio. Quanto ao diabo, acho que o homem é o mal maior do mundo, com sua força destrutiva e sua ânsia por riqueza e poder.
Abraços,
Lu
Abraços,
Lu
Lu Dias
Não pude me omitir nesta contenda.
Imagine uma moeda: ” fé e religião, são as duas faces da mesma”
Capitou?
Abração
Mário
As religiões cristãs viraram fábricas de produzir dinheiro, enquanto os dirigentes ficam cada vez mais ricos. E ainda acham bobos para segui-los.
Eu diria que religião e dinheiro são as faces de uma mesma moeda.
Abraço,
Lu
Jesus disse que tivéssemos atentos às contaminações das palavras, das ações humanas e nos amássemos uns aos outros como a nós mesmos, coisa que não acontece! Nós é que temos que ter o senso de amar, de perdoar e não nos deixarmos contaminar com as religiões, pois isso não passa de belo negócio.
Eu próprio leio a Bíblia, o faço para me alimentar espiritualmente e não causar dano algum; muita gente aproveita-se das escrituras sagradas, e eu os chamo de hipócritas. As pessoas se agarraram às coisas materiais. Por vezes dou comigo a pensar, se será que o amor está em extinção?
Abraços Lu
Rui Pedro
Rui
Hoje, as religiões estão povoadas de hipócritas, querendo cada vez mais arrancar dinheiro do povo, enquanto vivem no maio luxo. Usam o nome de Deus apenas para obterem vantagem. O mais importante é a bondade que carregamos dentro de nós. O amor ao próximo é coisa em extinção, a partir daqueles que dizem servir a Deus.
Abraços,
Lu
Há algo que eu não disse: mais cego é aquele que não quer ver, pois as escrituras sagradas vão se concretizar, porque a humanidade está cega e surda, e não quer ver para onde está a ir; é triste mas é verdade.
Pedro
Você está coberto de razão. Tudo tem um fim. Nada é eterno. Ainda assim a humanidade continua prepotente, arrogante e idiota.
Grande abraço,
Lu
Ok, Lu, entendido… kkk.
Obrigado.
Perfeito, é isso que tento mostrar, falar, mas me faltam palavras para expressar meu sentimento de repúdio; infelizmente as religiões e os costumes estão acabando com o verdadeiro amor. Cristo ensinou a amar, zelar pela família; tudo gira em torno do AMOR. E onde está o amor dos cristãos? Somos os primeiros a apontar o dedo a um Espírita, no entanto, não fazemos a metade do que eles fazem aos necessitados. Devemos parar com essa hipocrisia , deixar nosso eu e amarmos as pessoas, ao invés de amarmos as coisas. Eu estou em busca de um evangelho simples e humilde, mais confesso que vou morrer e nunca vou encontrar.
José Henrique
O que assistimos no mundo de hoje é apenas uma sucessão de rótulos disso e daquilo. E onde ficam os rótulos nos objetos? Na parte exterior. O mesmo acontece com a humanidade, cada vez mais cheia de títulos. O amor compassivo e generoso é uma matéria em extinção. E, infelizmente, as pregações religiosas hoje reduzem apenas às teorias, jamais às práticas. O deus real passou a ser o dinheiro, daí os impérios construídos pelo cristianismo e as outras tantas religiões. Como acertadamente coloca você, o homem passou a amar os objetos em vez das pessoas. E para isso destrói a natureza, em todas as suas formas de vida, sem nenhum respeito. É levado pelo consumismo doentio a colecionar um monte de bobagens, para tapar os buracos da alma, que, apesar de tudo, continuam vazios.
Você diz que está em busca de um evangelho simples e humilde e que acha que vai morrer sem encontrá-lo. Nada disso! Ele está dentro de você: na sua maneira de olhar a vida, no cultivo da simplicidade, na eliminação dos preconceitos, no trato com os humildes, na aceitação daquilo que não pode mudar, na generosidade para com o outro, na disseminação do bem, na luta pela paz em todos os âmbitos, no agradecimento pela vida a cada dia, no sorriso fácil, no cumprimento diário às pessoas, no se sentir igual, no distanciamento do consumismo doentio, etc. A verdadeira igreja está dentro de nós, e não em templos onde o mantra é “dinheiro”. Não acredito em sermões, mas em exemplos.
O espiritismo é realmente um exemplo de simplicidade e abnegação. Mas tampouco significa que todos ali estejam no mesmo patamar de crescimento espiritual. Também possuem os seus defeitos, mas o melhor é que estão tentando crescer, imbuídos pela ajuda ao próximo.
Continue sendo uma pessoa boa da qual se orgulhe, e deite-se cada noite com o sentimento de ter feito o bem naquele dia… e terá encontrado o verdadeiro Cristo.
Obrigada pela sua presença aqui no blog. Volte sempre.
Abraços,
Lu
É complicado viver os ensinamentos do verdadeiro Cristo em meio a uma humanidade cheia de pecados. Já passei por três denominações de igrejas diferentes e todas, simplesmente todas, pregam mas não vivem o que pregam. Às vezes me sinto um fariseu… kkkkk. Sempre acho defeitos, sempre me questiono, sinceramente fico muito decepcionado com tudo isso. Recentemente tive que sair de uma igreja, pois o “P.” me disse que Deus havia falado com ele em sonhos, e, que no sonho eu e minha família estávamos levando vários tiros em frente de casa. Deus revela isso? Quando saí da igreja ele me amaldiçoou, e disse que jamais seríamos felizes em qualquer igreja que fôssemos, pois o caminho da salvação quem conhece é somente ele. A partir daí passei a ser bem criterioso em relação ao cristianismo, mesmo acreditando que Jesus é o caminho a verdade e a vida e que ninguém vai ao pai a não por mim (Jesus).
José Henrique
Você me fez dar uma boa gargalhada com a visão do tal sujeito, pois me parece que essa mentira acontece em várias denominações (ou seitas) com o objetivo de prender o fiel (cliente) através do medo. Todo cliente que sai, é um dízimo a menos. Muito cuidado com essa fábrica de crueldade e mentiras deslavadas.
Parece-me que este tipo de golpe vem se propagando. Uma de minhas amigas contou-me que o irmão dela, fiel devoto (ou tolo) de certa denominação, contou-lhe que o “p” de sua igreja revelou para ele, que lhe fora revelado por Deus, que iria acontecer uma grande desgraça com ela e a família. E somente a presença de toda a família na tal igreja cortaria o mal. Ela o mandou plantar batatas e passa muito bem… risos.
Pessoas inteligentes, com um mínimo de bom senso não caem na conversa idiota desses tais que falam com Deus, que é puro amor, e deseja o bem de toda a humanidade. O mais poderoso templo é o seu coração. O resto é balela.
Abraços,
Lu
Escreva seu comentário aqui…
Samara
Acho que houve um probleminha com o seu comentário.
Muito obrigada por nos visitar.
Volte sempre.
Abraços,
Lu