Picasso – MULHER COM VIOLÃO

Autoria de Lu Dias Carvalhopic

A pintura Mulher com Violão, também conhecida como Ma Jolie (Minha Linda), apelido carinhoso dado à amante Marcelle Humbert, foi criada durante a fase “analítica” do Cubismo, quando o estilo quase atingiu a abstração total.

As obras de Picasso, produzidas neste estilo, receberam o nome de “cubistas” porque as formas naturais eram traduzidas em pequenos blocos ou cubos. Mais para frente, o pintor substituiu os cubos por planos geométricos ou facetas, como vemos neste quadro, mas o nome de “Cubismo” permaneceu.

Picasso e Braque foram os responsáveis pela criação do estilo cubista, buscando e experimentando novas ideias sobre forma e espaço. Os dois artistas faziam estudos juntos, influenciando-se mutuamente. Chegaram a criar quadros monocromáticos, ou com tons bem sombrios, como é o caso desta pintura.

São poucas as pistas que conduzem à figura da composição. Neste quadro podemos notar algumas frações de um instrumento de cordas e alguns dedos. Pela referência ao apelido Ma Jolie, também podemos supor que a modelo em cena é Marcelle Humbert.

Ficha técnica
Ano: 1911-1912
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões:
Localização: Museum of Modern Art, Nova York, EUA

Fonte de pesquisa
Os pintores mais influentes do mundo/ Editora Girassol

Views: 52

6 comentários em “Picasso – MULHER COM VIOLÃO”

    1. Mário

      Cezanne e Picasso eram muito diferentes em suas pinturas.
      Sei que o segundo teve fundamental importância no caminhar da arte da pintura.
      Ainda assim, gosto mais do Cezanne.
      Ainda irei escrever sobre o Juan Gris. Aguarde.

      Abraços,

      Lu

    2. Cézane era impressionista, e não cubista, ele se torna o pai do cubismo apenas por influência de geometrização das formas.

      1. Christian

        Eu não escrevi sobre Cézanne, mas sobre Picasso. Penso que você trocou os nomes. Quanto a Picasso, ele mesmo se dizia cubista. Veja sua biografia lançada. Agradeço a sua visita e comentário. Será sempre um prazer recebê-lo.

        Abraços,

        Lu

        1. Sim, Picasso era claramente cubista, digo a respeito da primeira pergunta “a respeito do cubismo: quem era melhor Cezanne ou Picasso”. Acontece que Cezanne era impressionista. Preciso fazer uma tradução intersemiótica de “Ma Jolie” pra um trabalho na faculdade e estou completamente sem ideia.

        2. Christian

          Eu, que trabalho com análise de pinturas, sei o quanto é difícil encontrar dados sobre o assunto. Nossos livros de arte são muito sintéticos. O jeito é tentar pesquisar, principalmente, em inglês, via internet. As pesquisas que tenho sobre os dois artistas eu já lhe enviei. E sobre “Ma Jolie” só tenho esta. Pelo que entendi, a pergunta refere-se ao seu trabalho, o que o levará a pesquisar sobre os dois pintores.

          Um grande abraço,

          Lu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *