Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição A Chinesa, obra da artista brasileira Anita Malfatti, era uma das prediletas da autora.
O escritor Mário de Andrade dizia não gostar da obra, pois queria que a amiga não se desviasse daquilo que considerava ser o projeto modernista. Alguns críticos acham que as contínuas críticas, feitas ao trabalho de Anita, impediram-na de abrir um novo caminho na pintura, ou seja, tolheram-na em sua criatividade.
Ao contrário da opinião do escritor, A Chinesa foi muito bem recebida pelo público. A figura chama a atenção com sua túnica azul escuro, trazendo motivos coloridos nas mangas e barra. Ela se encontra assentada sobre uma almofada, um pouco de perfil, com as pernas meio cruzadas. Encara o observador com o olho esquerdo, enquanto descansa as duas mãos sobre os pés juntos. À sua direita, encontra-se uma lanterna colorida e, à sua frente, está um pequeno vaso.
O fundo vermelho da composição destaca os demais elementos pintados em diversas tonalidades de azul.
Ficha técnica
Ano: c. 1921-1922
Dimensões: 100 x 77 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Coleção particular
Fonte de pesquisa
Anita Malfatti/ Coleção Folha
Views: 503
Lu,
muitíssimo obrigada pela sua atenção, mas achei muito pouco o que você tem sobre o assunto. O mesmo que eu já havia pesquisado. Você está certa. as editoras não dão atenção à prata da casa. Teria alguma biografia ou mais análises da ibra de Anita Mafalti?
Paula
Na biografia de Tarsila do Amaral você irá encontrar muitas informações sobre Anita Malfatti e seu trabalho, pois as duas foram contemporâneas e participaram da Semana da Arte Moderna. Nunca tive o prazer de encontrar uma biografia da Anita.
Grande Abraço,
Lu
Lu
Gostaria de mais informações sobre a obra. Para mim é lindíssima. Estou fazendo um trabalho sobre expressionismo e escolhi Anita Mafalti e essa obra dela. Será a criação de uma coleção de 04 looks inspirada na obra.
Paula
Encontrar informações sobre artistas brasileiros e suas obras é muito difícil. Tudo que está ali foi o que encontrei sobre Anita Malfatti. Nosso país não presa a memória de seus grandes artistas.
Agradeço a sua visita e comentário. Fale deste espaço com seus colegas.
Abraços,
Lu