Autoria de LuDiasBH
A composição denominada Leda e o Cisne é uma obra do pintor italiano Jacopo Robusti, mas que é conhecido como Jacopo Tintoretto, sendo tido como o mais importante artista do maneirismo veneziano.
Em sua tela Tintoretto apresenta a bela Leda e o cisne, tomando como temática a mitologia clássica que conta o mito sobre a bela mulher e Zeus, o deus dos deuses. Tal mito era muito popular em Roma, figurando em inúmeros trabalhos artísticos da época, como medalhões, mosaicos, murais e esculturas. É também muito representado até os dias de hoje.
Segundo a mitologia grega, a jovem Leda era casada com Tíndaro, rei de Esparta. Mas ao vê-la, o deus Zeus (Júpiter), sempre afeito a um rabo de túnica, apesar da vigilância de sua esposa Hera (Juno), desejou possuí-la. Portanto, metamorfoseou-se num cisne para seduzi-la. Leda foi fecundada, e, em consequência de tal união botou dois ovos, dos quais nasceram os gêmeos Castor e Pólux (nascidos de um ovo) e a bela Helena (nascida do outro) que se tornou famosa em razão da Guerra de Troia.
Ficha técnica
Ano: c. 1552-1558
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 145 x 145 cm
Localização: Palazzo Vecchio, Florença, Itália
Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Mitologia/ Thomas Bulfinch
Mitologia/ LM
Views: 3