Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição Frevo Carioca é uma obra do pintor brasileiro Heitor dos Prazeres. Embora o frevo seja tipicamente pernambucano, Heitor transpôs essa bela dança para as ruas cariocas. O artista optou pela arte naïf, também conhecida como arte primitiva ou ingênua.
Um animado bloco formado por mais de uma dúzia de animado foliões, composto por homens e mulheres, tomam a rua. Alguns tocam instrumentos musicais, com destaque para o trio de metais, em segundo plano, enquanto outros executam coreografias individuais, improvisadas e agitadas. Quatro sombrinhas compõem a coreografia dos passistas.
À esquerda, um passista carrega um estandarte, distintivo simbólico da associação a que pertence o grupo. A bandeira traz a figura de uma mulher de cabelos negros, vestido comprido e rodado, envolta por linhas brancas pontilhadas com vermelho. Possivelmente seja uma calunga, divindade secundária do culto banto, ou até mesmo uma rainha.
A maioria dos passistas e músicos trazem o rosto virado para a direita, o que nos leva a concluir que o grupo desloca-se da esquerda para a direita. Destacam no grupo as camisas listradas de três dançarinos e o vestido vermelho de bolinhas brancas da mulher, em primeiro plano, que se agacha em direção ao chão, num conhecido passo de frevo. O fundo neutro do quadro põe ainda mais em destaque o alegre bando de foliões.
Ficha técnica
Ano: 1953
Dimensões: 50 x 69,5 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: coleção particular
Fonte de pesquisa
Heitor dos Prazeres/ Coleção Folha
Views: 15