Autoria de Lu Dias Carvalho
Seus temas foram seus amores. ( Henri Kahnweiler)
Para mim, ela é a mulher chorando. Por anos eu a pintei em torturadas formas, não através de sadismo, e não com prazer. Apenas obedecendo a uma visão que se forçou em mim. Era a realidade profunda, não o superficial. (Picasso)
Dora, para mim, sempre foi uma mulher chorando. […] E é importante, porque as mulheres são máquinas que sofrem. (Picasso)
A composição Mulher Chorando é uma obra do pintor espanhol Pablo Picasso, que tinha por hábito pintar suas mulheres. No transcorrer de seu relacionamento com Dora Maar, Picasso pintou-a de várias maneiras, sendo algumas realistas, outras alegres, outras sofridas ou ameaçadoras. Revisando sua obra, fica claro que sua vida particular, ou seja, seus amores, sempre influenciaram na evolução de sua pintura.
O quadro acima é um retrato de Dora Maar, sua quinta mulher. Foi pintado no mesmo ano de sua obra mais famosa: “Guernica”. Menos de dois anos depois eclodiria a Segunda Guerra Mundial. Além de espelhar a angústia coletiva que já se fazia presente naquela época, também refletia as agruras que haviam acontecido em sua pátria, na lembrança cruciante da Guerra Civil Espanhola. Em suma, esta obra retrata o sofrimento de uma época, como o visto nos olhos da mulher retratada, a Mãe Dolorosa.
É sabido que os amores do artista exerciam grande influência em sua arte, sendo a inconstância uma constante em sua vida. Portanto, Mulher Chorando também traduzia a convivência complexa e sofrida que ele tinha com Dora Maar, uma fotógrafa e intelectual de esquerda, de origem croata, que se transformou em sua nova amante, e passou a ser a sua modelo preferida. O temperamento sensível dessa mulher estava sendo destroçado pelo dia a dia com o artista, cujo relacionamento acabou de maneira trágica, e também pela guerra que se avizinhava. Ela foi vitimada pela doença mental, da qual jamais voltaria a recuperar-se.
Ficha técnica
Ano: 1937
Técnica: óleo em tela
Dimensões: 60 x 49 cm
Localização: coleção particular
Fonte de pesquisa
Gênios da Pintura/ Editora Abril Cultural
Views: 41
Lu
Sou fascinada pela obras de Picasso, pela capacidade que tinha de fazer as mulheres se apaixonarem por ele, embora sendo um homem provido de pouca beleza, a qual se escondia no talento de suas pinturas.
Engracia
Também sou encantada com o talento de Picasso que foi também um Dom Juan. Legou-nos obras belíssimas. Aqui no site você poderá conhecer muitas delas. Obrigada pela visita e comentário. Volte mais vezes.
Abraços,
Lu