Carducho – DESCIDA DA CRUZ

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Barolomeo Carducci (1560-1619), irmão mais velho de Vicente Carducho, era mais conhecido como Carducho. Estudou escultura e arquitetura com Bartolomeo Ammanati e pintura com Federico Zuccaro, com quem começou a trabalhar aos 18 anos de idade. Foi com seu mestre para a Espanha. Foi nomeado pintor real por Filipe II, sendo muito importante na criação de um novo estilo de pintura religiosa na corte espanhola, ao usar seus conhecimentos de pintor e mercador de quadros. Foi um dos primeiros pintores a trabalhar com o estilo barroco.

A composição religiosa intitulada Descida da Cruz é uma das maravilhosas obras do artista. Foi criada segundo os modelos de seus conterrâneos florentinos. Foi executada para a igreja de San Felipe Reale em Madrid. Representa Jesus Cristo sendo retirado da cruz por Nicodemus e seu discípulo amado – João Evangelista. A Virgem Maria e as Três Mulheres Santas ali também se encontram.

Apresenta uma narrativa tocante e humanizada. Foi feita dois anos após a criação de outra obra-prima denominada “Morte de São Francisco” (presente aqui no site). As figuras solenes e monumentais presentes na cena, assim como a iluminação contrastante e a composição equilibrada, fazem desta obra um excelente exemplo da qualidade do trabalho do artista.

Ficha técnica
Ano: 1595
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 263 x 181 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa
Pintura na Espanha/ Cosac e Naify Edições
https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-work/the-descent-from-the-cross/819d0e41-3cb6-446a-8b11-79a3f1799c62

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *